Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 2

por T. Austin-Sparks

Reunião 42 – Por Causa do Seu Nome

Reunião Quadragésima Segunda
( Março 12, 1964 P.M. )


Vamos voltar para as parábolas do Reino por um pouco de tempo nesta noite. O Evangelho de Mateus, capítulo treze, versículo quarenta e quatro, “Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo”.

A parábola do tesouro escondido no campo. A lei da consistência à qual nos referimos requer que interpretemos o campo de novo como o mundo. Jesus disse concernindo o semeador que o campo é o mundo. Por isso, aqui outra vez, o campo é o mundo. E como nas outras parábolas, o homem é o Filho do Homem. É o próprio Senhor Jesus, Quem encontrou este tesouro no mundo. E depois diz, tendo encontrado o tesouro, Ele foi e vendeu tudo o que Ele tinha e o comprou, não o tesouro, mas o campo. Quando Ele comprou o campo, Ele assegurou o tesouro.

Agora vamos iniciar desde fora e trabalhar em direção ao centro. Chegaremos ao tesouro em último lugar. Primeiramente, queremos saber o significado deste venda de tudo que Ele tinha para comprar o campo. Me pergunto se fosse perguntar a você, se você pudesse me dar a Escritura que explicaria isso, onde você iria procurar? Gostaria que você pensasse um minuto sobre isso? Bem, darei a Escritura que explicará isso. Torne para a Carta de Paulo aos Filipenses, capítulo dois, nos versículos cinco até oito: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”.

Aí está o Filho do Homem vendendo tudo que Ele tinha. Era um poderoso tudo que Ele deixou ir. Ele era igual a Deus. Em Sua oração em João dezessete, Ele disse, “Pai, glorifica-Me com a glória que tinha Contigo antes da fundação do mundo, sendo o Filho de Deus, Ele tinha toda a plenitude do céu. Ele estava por sobre todos os anjos e arcanjos, eles se apressariam em fazer Sua vontade. E muito mais do que isso, Ele deixou tudo ir.

“Ele esvaziou-se”, a palavra aqui é, Ele esvaziou-se de Sua glória celestial. Ele esvaziou-se de Sua igualdade com Deus, e tomou a forma de um servo, foi feito na semelhança dos homens. Ele se humilhou a Si mesmo, Ele foi obediente até a morte, sim, morte de Cruz. Esse é o preço que Ele pagou por este tesouro. Este Filho do Homem pagou certamente, um preço muito grande pelo tesouro escondido no campo. Diz aqui que Ele vendeu tudo que Ele tinha. Você e eu nunca poderemos entender jamais o significado dessa palavra “TUDO”. Talvez, quando chegarmos à glória, começaremos entender quanto o Senhor Jesus sacrificou por este tesouro.

Bem, tem o tesouro, tem o campo, tem o Filho do Homem, vendendo tudo que Ele tinha, para comprar esse tesouro. Mas diz, “Ele comprou o campo”. Não diz, “Ele só comprou o tesouro”. Ele comprou o campo a fim de obter o tesouro. Me pergunto que isso quer dizer?” Acho que é algo que nós, cristãos, temos sido lentos em reconhecer. Não temos reconhecido que o Senhor Jesus redimiu o mundo inteiro - cada homem, cada mulher, e cada criança neste mundo é remido. Jesus Cristo comprou a salvação de todo homem. Ele pagou o preço pela redenção de todos os homens. O problema é, que embora os homens tenham sido comprados com o precioso sangue de Jesus, não todos eles crerão e aceitarão. E a condenação será esta, a redenção foi comprada por você, e você não a aceitaria. Você vê, esse é o Evangelho. Cristo tem remido todos. Seu sangue tem pagado o preço por todos. É, “aquele que crer em Mim, será salvo”. Mas o mundo, como um todo, não aceitará a redenção que está em Cristo Jesus.

Isso nos leva então ao tesouro. Somos capazes de ver o que é o tesouro. Ele comprou o campo inteiro, mas Ele só obteve o tesouro. Que é este tesouro? Temos alguma Escritura que responda a essa pergunta? Acho que temos. Se você tornar para o Livro de Atos, capítulo quinze, versículo quatorze, “Simeão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o Seu Nome”.

Não é que as nações não possam ser salvas. O profeta clamou, “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro”. Deus quer que todos os homens se arrependam, e cheguem ao conhecimento da verdade. Mas na medida em que todas as nações não se voltarão para o Senhor, ele tira das nações um povo para o Seu Nome. O Senhor diz, Simeão olhou para as nações, e nas nações ele viu este tesouro, um povo para Seu Nome. E Ele está, através desta era, tirando das nações, esse povo para Seu Nome. Este é o tesouro que o Senhor vê nas nações. Ele vê esse tesouro nas nações. Ele nunca nos diz que este e aquele fazem parte deste tesouro, e estes e aqueles não fazem parte do tesouro. O Senhor somente sabe quem são o tesouro. Você e eu não sabemos. Esse tesouro é para Ele de um valor muito grande.

Qual é o valor dese tesouro? É o valor de Seu próprio Nome. O fator primordial em todo este assunto é o Nome do Senhor. A grande frase que aqui governa é, “PARA SEU NOME”. O valor do tesouro não é nada menos que o valor de Seu Próprio Nome. Tem percebido que grande lugar esse Nome tem no Novo Testamento? Nossa salvação é unicamente pelo Seu Nome. Salvação repousa sobre o significado desse Nome. Aquele que crer no Nome do Senhor será salvo. Portanto, a fé no Nome é a base e começo da salvação.

Depois somos chamados pelo Seu Nome. O apóstolo Tiago diz, “o bom Nome pelo qual sois chamados”: - somos chamados pelo Seu Nome. Não sabemos o que estava nas mentes das pessoas em Antioquia, quando eles chamaram por primeira vez aos crentes, “cristãos”. É claro, o mundo sempre deve colocar algum nome nas pessoas. Mas existe uma significância sobre esse Nome, quando em Antioquia, os crentes foram chamados por primeira vez, “cristãos”. Essa palavra simplesmente significa, pessoas que pertencem a Cristo. Eles são os de Cristo. Por isso, o Nome é dado a nós, somos chamados pelo Seu Nome. Você se chama a si mesmo, um cristão? Enquanto todos aqui nesta noite dizem, eu sou um cristão, isso simplesmente significa, sou um dos de Cristo. O Nome que repousa sobre Ele agora repousa sobre mim. Carrego o Nome de Cristo comigo.

Qual é a seguinte coisa? Bem, diz no Livro de Atos, eles saíram por causa do Nome. Isto é, eles saíram ao mundo por causa do Seu Nome. Eles saíram em vida e serviço pelo Nome do Senhor Jesus. Isso é pelo que somos cristãos, sair ao mundo com Seu Nome.

Que é o que segue? Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. Então, sofrimento pelo Nome é o seguinte. Dependerá inteiramente sobre o que pensamos do Nome, e quanto estamos preparados para padecer por Ele. O serviço e sofrimento são por causa do Nome de Jesus. Quando Paulo foi convertido, e foi levado pela mão até Damasco, durante esses três dias e noites de oração, o Senhor falou a Ananias, e disse a ele onde Saulo de Tarso estava naquele momento, e disse a ele o que ele estava fazendo. Depois, Ele disse a Ananias, “vai até esse homem, e coloca as mãos sobre ele, ele é um vaso escolhido para Mim, para sofrer pelo Meu Nome ante as nações, e mostrarei a ele quanto ele deve sofrer pelo Meu Nome”. O serviço e o sofrimento são unidos juntamente. O serviço e sofrimento são por causa do Nome.

Que é o seguinte? É nosso caráter e conduta por causa do Nome. A Palavra é, “qualquer coisa que façais, façais tudo no Nome do Senhor Jesus”. Caráter, conduta, por causa do Nome. O que nós mesmos somos, e como nos comportamos neste mundo, toca o Nome de Jesus. Se nosso caráter não é bom, se nossa conduta não é boa, isso trará desonra a Seu Nome. Então assim, o Nome governa nossa vida inteira em cada departamento neste mundo.

Tem mais uma outra coisa que mencionaremos em conexão com o Nome. Se todas estas coisas são verdadeiras, as quais temos mencionados, se somos salvos pela fé no Nome, se esse Nome digno é sometido a nós e levamos esse Nome, se nós vamos sair cada dia para o mundo pela causa do Nome, se nós estamos preparados para sofrer por causa desse Nome, e se estamos procurando ordenar nosso caráter e nossa conduta pela honra desse Nome, então, isto que vem a seguir torna-se verdadeiro. Teremos poder Pelo Nome.

Você lembra que quase imediatamente depois do dia de Pentecostes, Pedro e João estavam subindo para o templo na hora da oração, e eles viram um pobre homem deitado sem esperança à porta do templo, e ele estava pedindo, ele estava mendigando por dinheiro. Pedro olhou ele e teve compaixão dele, e disse, “nem prata nem ouro tenho”, mas tenho algo melhor do que isso, “no Nome de Jesus Cristo de Nazaré, levanta e anda”. Penso que esse foi o melhor presente que este homem recebeu em todos os anos que ele esteve lá. O grande poder nesse Nome veio até esse homem. É claro, isso desconcertou os líderes judeus. E Pedro e João encontraram-se em problemas com as autoridades. Eles foram levados ao tribunal para serem julgados e condenados, e os juízes disseram, em que Nome vocês fizeram isto? Eles queriam dizer, em que autoridade? E Pedro disse, se você pergunta em que Nome ou em que autoridade este homem foi sarado, saiba que é pelo Nome de Jesus Cristo de Nazaré. Há poder e há autoridade no Nome. Eles realizaram muitas obras poderosas pelo Nome do Senhor Jesus.

Mas nunca conheceremos o poder do Nome, a menos que conheçamos estas outras coisas sobre o Nome. Muita gente gostaria de ter o poder sem a consagração e o caráter. O poder demanda uma vida santa, uma vida que está em conformidade com o Nome de Jesus. E penso que existem muitas pessoas que gostariam de ter o poder sem o sofrimento. Não existe poder sem sofrimento. São as pessoas que sofrem por causa do Nome, que conhecem o poder do Nome.

Mas ainda não acabamos a lista, tem mais uma coisa. Se você olhar no Livro de Apocalipse, o Senhor diz isto, “para quem vencer, escreverei Meu novo Nome sobre ele”. O Nome, então, é o Nome da glória. É a coroa de glória, coroa de glória para aqueles que creram no Nome, para aqueles que foram consagrados ao Nome, aqueles que honrosamente carregaram esse Nome por esta vida, para aqueles que serviram por causa do Nome. Aqueles cujos caracteres tem sido conformados ao Nome, e aqueles que sofrem por causa do Nome, esse Nome será escrito sobre suas frontes. Será o sinal de que eles são glorificados juntamente com Cristo.

Me pergunto se realmente recebemos o que estamos dizendo. Não há muitas nações representadas aqui nesta noite. Não sei quantas, apenas algumas, eu acho. Mas todos nós aqui nesta noite, somos de alguma nação. Somos do Senhor? Por que somos do Senhor? Por que somos salvos? Qual seria sua resposta a essa pergunta? Bem, sou salvo a fim de ter meus pecados perdoados. Sou salvo a fim de escapar do juízo no último dia. Sou salvo para ir ao céu. Bem, claro, todas essas coisas são verdadeiras. Mas elas não são o objetivo real de nossa salvação. SOMOS SALVOS POR CAUSA DO SEU NOME. Somos tirados das nações para Seu Nome. E o valor deste tesouro das nações é somente o valor do Nome do Senhor Jesus. E o valor desse Nome é toda a glória do céu. Esse é o preço que Ele pagou para nossa salvação.

Você vê, tudo o que o Senhor Jesus deixou foi o preço que Ele colocou sobre Seu Nome. E se esse Nome verdadeiramente repousa sobre você e sobre mim, então somos de tremendo valor para o Senhor Jesus. Não é o valor do que somos em nós mesmos. Talvez, você poderia falar a mim, “bem, sou de um valor muito pequeno”. Não é verdade que eu sou do valor do Nome de Jesus. Você estaria bem certo se você dissesse isso, não é o que somos em nós mesmos, mas é o valor desse Nome que repousa sobre nós. Nosso valor é o valor do Nome. Sem esse Nome, não somos de nenhum valor em absoluto. Mas com esse Nome, somos um grande tesouro de grande preço. O Senhor olha para nós levando Seu Nome como algo muito precioso para Ele. Somos portanto, salvos por causa do Nome.

Quero apelar a vocês, queridos amigos, quero vos dizer, você procura ter sua vida inteira aqui em acordo com o Nome do Senhor Jesus. Procura que todo seu caráter e toda sua conduta e tudo o que você faz nesta vida seja para a glória do Nome de Jesus? A pergunta que deve estar sobre tudo é, “honrará isto o Nome do Senhor Jesus?” Veja, existem muitos cristãos que dizem sobre certas coisas, “oh bem, não há nenhum mal, por que não deveria fazer isso?” não há nada errado com isso, por que não iria a isto e aquilo? Por que não faria o que outras pessoas fazem? Você vê, tudo isso é negativo. Devemos dizer, se eu fizer isto, honrará o Nome de Jesus? Estou conduzindo meu negócio à honra do Nome de Jesus? Estou usando meu dinheiro para a honra do Nome de Jesus? Está meu comportamento diante da gente, honrando o Senhor Jesus? Essa é a forma positiva de olhar à vida cristã. Portanto, devemo-nos perguntar sobre tudo, honra isto o Nome de Jesus? Quando há divisões entre o povo do Senhor, dizemos, oh, isto desonra demasiadamente Seu Nome. Por causa do Nome, devemos fazer tudo para sarar esta divisão.

Agora fecharemos observando uma outra coisa. O Homen encontrou o tesouro no campo. Ele vendeu tudo que Ele tinha para possuir esse campo. Quando Ele tinha pago o preço da redenção do campo, Ele assegurou para Si mesmo o tesouro que estava naquele campo. E, depois, o que Ele fez? O que Ele fez com o tesouro quando o obteve? Diz, “Ele o escondeu”. Vejam, queridos amigos, Seu próprio povo está escondido nas nações. Não há outra forma de distinguir Seu povo nas nações mas do que pelo Nome que repousa sobre eles. Essas pessoas na cidade de Antioquia não disseram, “conhecemos essa gente por suas vestes, conhecemos esse povo por causa disto ou daquilo ou alguma outra coisa. Conhecemos eles por causa do Nome que repousa sobre eles. Eles são os de Cristo. Essa é a única maneira na qual o mundo nos conhece.

De outra maneira, não somos diferentes de outras pessoas. Não temos nos tornado um tipo de especies diferente, distinguidos por alguma forma exterior de alguns outros tipos de pessoas, não, estamos escondidos no mundo como cristãos. Jesus disse, “portanto, o mundo não os conhece”. O mundo não sabe quão valorosos são para Deus. O mundo não sabe que eles são o tesouro pelo que Cristo tem pago o mais alto preço. Eles são Seus escondidos. É somente o Senhor que conhece eles que são Dele. A única forma na qual o mundo pode saber quem nós somos é porque estamos vivendo segundo Seu Nome. Estamos levando Seu Nome neste mundo com honra. É um Nome digno ao qual nós fomos chamados. Assim o Senhor diz, “sejais santos; porque Eu sou Santo” (1 Pe. 1:16). Essa é a marca distintiva dos cristãos. É dito desses primeiros crentes, que homens tomaram conhecimento de que eles tinham estado com Jesus. Seja o que for que eles quiseram dizer por isso, isso quer dizer algo muito maravilhoso. Conhecemos pessoas porque elas são como Jesus.

Ora, isso é uma mensagem muito simples, e no entanto, é uma mensagem perscrutadora. Essa parábola maravilhosa é contida num só versículo, mas nos conta do que o Senhor está realizando por toda esta dispensação. Ele está tirando das nações um povo para Seu Nome.

Aqui há algo maravilhoso. Quando todos chegarmos ao céu, como seriamos? Bem, quero vos dizer isto, que vocês não me verão como um homem inglês no céu, e eu não verei vocês como homens e mulheres chinesas no céu. Não encontrará pessoas brancas e negras e amarelas e vermelhas no céu. Todos nós levaremos a imagem do glorificado Filho do Homem. Isso é melhor do que ter uma face preta ou branca, não é? Vê, diz distintivamente na Palavra de Deus, que fomos preordenados para ser conformados segundo a imagem do Seu Filho. E quando despertar-mos, seremos como Ele. Se temos levado Seu Nome aqui, se temos honrando Seu Nome aqui, se temos sofrido pelo Seu Nome aqui, Seu Nome estará sobre nós lá, e será UM GRANDE CRISTO, Cristo manifestado em nós todos – porque levaremos Sua semelhança, porque somos chamados pelo Seu Nome!

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.