Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 1

por T. Austin-Sparks

Reunião 7 – A Igreja é Cristo Coletivo

Sétima Reunião
(6 de Fevereiro de 1964 A.M.)

Ler: João 4:19-23; Êxodo 25:8:

"A mulher disse para Ele, 'Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.’ Jesus disse a ela: ‘Mulher, creia-me, a hora vem em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis ao Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós sabemos o que adoramos, pois a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura os tais que assim o adorem”.

"deixai que façam para Mim um santuário, para que eu possa habitar entre eles”.

No Evangelho de João, capítulo 1:14

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, ( e vimos a sua glória como a glória do Unigênito do Pai) cheio de graça e de verdade".

Nós estamos buscando penetrar por trás de tudo isso que o Cristianismo tem se tornado, tentando alcançar o seu princípio fundamental. Penso que todos nós reconhecemos que o Cristianismo tem se tornado um grande sistema. Logo após os Apóstolos terem partido para o Senhor, os homens começaram a colocar suas mãos no Cristianismo. Transformaram as verdades do Cristianismo num sistema de credos. Transformaram o testemunho do Cristianismo num ritual. De uma forma ou de outra o homem sempre precisa colocar as suas mãos nas coisas. A partir do dia em que Adão colocou a sua mão na árvore do conhecimento do bem e do mal, os homens também têm desejado colocar suas mãos nas coisas de Deus. Isto é, têm desejado trazer as coisas de Deus para debaixo do seu próprio controle. Nós usamos as mãos para exercer controle sobre as coisas.

Mas, quando se trata das coisas de Deus, este é um uso errado que fazemos delas. Mas o homem sempre tem feito isso. Os filisteus colocaram suas mãos na arca e trouxeram resultados desastrosos para si mesmos. Uzza, nos dias de Davi, colocou a mão na arca, e o Senhor feriu-o de morte. E tudo se transformou em confusão em Israel. Todo o progresso em direção ao propósito de Deus ficou paralisado. Até mesmo Davi ficou zangado com o Senhor. E tudo porque o homem havia colocado a mão nas coisas de Deus. Sempre foi assim. E isso também acontece no Cristianismo.

O Cristianismo surgiu de uma maneira muito simples, bonita e viva. Tudo se dava na vida e na liberdade do Espírito. Enquanto o Espírito mantinha as Suas mãos nas coisas, tudo estava bem. Mas os homens entraram e se apossaram do Cristianismo, e o resultado é isso que temos hoje. Não há lugar onde haja mais confusão do que no Cristianismo. O testemunho do Senhor está preso. Está limitado por causa das mãos do homem. O homem tem trazido o Cristianismo sob seu controle. Isto é algo perigoso e desastroso. A atitude do Senhor é a seguinte: ‘Eu irei tirar as minhas mãos até que vocês retirem as suas. Enquanto as suas mãos estiverem sobre as minhas coisas, Eu irei deixar tudo com vocês’.E as coisas vão de mal a pior. Acho que todos nós reconhecemos isto. Quanto mais o homem colocar as suas mãos nas coisas de Deus, mais confusão haverá. Quando o homem traz as coisas de Deus sob seu controle, dominando-as, isto significa problema. Este é o motivo do por que de Deus frequentemente enfraquecer o homem, fazendo-o reconhecer suas próprias fraquezas. Paulo, o apóstolo, era um homem forte, naturalmente falando. E, na condição de Saulo de Tarso, ele colocou as suas mãos nas coisas de Deus. E, então, o Senhor o encontrou e o esmagou. E, no final, o apóstolo disse: “eu me gloriarei nas minhas enfermidades e nas minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre mim”.

Vamos tomar nota dessas coisas enquanto avançamos. Eu não estou preocupado em dar a vocês um monte de ensino. Não me importa quanto ou quão pouco eu dê a vocês. O importante é que vocês retenham cada pequena coisa. E, o que acabei de falar é algo muito importante. Deixem-me dizer aos meus irmãos, e irmãs, tomem cuidado na forma como vocês colocam as mãos nas coisas Divinas. Cuidado para não controlar as coisas do Espírito; pode ser que o Senhor os esmague se fizerem isso. Se vocês fizerem isso, apenas irão trazer confusão para a igreja. Toda esta tremenda confusão existe no Cristianismo porque o homem tem colocado as mãos nas coisas Divinas. Isto traz as coisas Divinas para dentro do compasso da própria mente humana, a qual diz: ‘É assim que a coisa deve ser feita. É isto o que devemos fazer, e é isto o que não devemos fazer’.

Agora, como freqüentemente temos falado: Pedro começou fazendo isso quando o Senhor mostrou que ele devia ir à casa de Cornélio, um gentio. Pedro sempre adotou a posição de que os Judeus não tinham nada a ver com os gentios. Quando o Espírito falou a Pedro para ir à casa de um gentio, ele respondeu: “não, Senhor”; ele colocou a sua mão e disse: “O Senhor está errado, e eu certo; o Senhor deve se alinhar à minha compreensão do Velho Testamento”. Este foi um dia bem crítico para Pedro. E foi um dia bem crítico para a Igreja. Quando Pedro tirou as suas mãos, então este foi um maravilhoso dia para a Igreja.

Assim, precisamos voltar ao Cristianismo original, deixando de lado todo esse sistema da forma como o conhecemos. Precisamos chegar ao primeiro princípio espiritual de Jesus Cristo. Dissemos ontem que esta passagem no Evangelho de João, capítulo quatro, versículo vinte e três, nos leva exatamente para o princípio. É o início de uma nova dispensação. Jesus disse à mulher: “a hora vem, e agora é”. Então, Ele aboliu todo aquele sistema que tinha existido até aquele momento. Era todo o sistema de judaísmo segundo o Velho Testamento. Em certo sentido, Ele acabou com toda uma dispensação. Ele introduziu uma ordem de coisas completamente nova.

O que Ele quis dizer? Porque quando Ele disse que a hora vem, e já é, Ele não quis significar literalmente apenas uma hora e alguns minutos. Ele quis dizer que aquela era a primeira hora de um novo dia. Com esta hora, um dia completamente novo se inicia. Qual é o novo dia? Se vocês fossem pedir a Jesus para resumir a frase, Ele diria: “Bem, Eu estou aqui”. A hora não é apenas uma questão de tempo, mas de PESSOA. A nova dispensação é a dispensação de Jesus Cristo. Cristo é a nova dispensação. Eu estou aqui, Ele diria. Leiam o Evangelho de João. Jesus centraliza tudo em Si mesmo. Eu sou o caminho; Eu sou a Verdade; Eu sou a Vida; eu sou o Pastor; Eu sou a Videira; Eu sou a Ressurreição. É UMA PESSOA. É isto que está por trás de tudo. O Cristianismo é Cristo. Cristo é o Cristianismo. É nele onde tudo começa e jamais se aparta. O desenvolvimento da vida cristã é o desenvolvimento de Jesus Cristo na vida.

Agora, neste quarto capítulo de João, o ponto focal é a Casa de Deus. A mulher disse: “Nossos pais adoraram neste monte”. Ela estava se referindo ao monte Gerizim, onde os samaritanos adoravam. Nossos pais diziam: 'Este é o lugar onde os homens devem encontrar Deus’. Mas os judeus diziam: ‘É no templo em Jerusalém’. Todos os judeus diziam: ‘Se você quiser encontrar Deus, precisa ir ao templo em Jerusalém’. Assim, esta era a idéia deles a respeito da Casa de Deus. Mas Jesus coloca da seguinte maneira, em relação a esta nova dispensação. Ele diz: ‘A hora vem, e agora é’, quando nem em Samaria, nem em Jerusalém’.

Agora chegamos a estas duas passagens que lemos no início. Êxodo vinte e cinco, versículo oito, diz: “E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles”. Isto nos mostra a grande verdade de toda a Bíblia. Verdade esta que inicia a Bíblia e a termina. A Bíblia toda está tomada por esta única questão. No começo da Bíblia vemos Deus habitando com os homens. O Senhor Deus vinha ao jardim. Isto mostra que o grande desejo de Deus é estar com os homens. Ele criou os homens exatamente para este propósito: Para que pudesse habitar com eles. Não ser um Deus distante em algum lugar que você não conhece, mas um Deus que desce e habita com os homens. Isto é algo que sempre esteve no coração de Deus. De modo que, a única coisa que temos ao longo de toda a história é esse desejo de Deus de estar presente com os homens.

A Bíblia mostra que é uma coisa maravilhosa estar na presença de Deus. Oh, quando o Senhor está presente, que coisa abençoada é. E a coisa mais terrível que a Bíblia mostra é quando o Senhor tem que se retirar do meio dos homens. Espero que todos nós aqui saibamos algo a respeito disso. Quero dizer que a coisa mais difícil em nossa experiência é não sentir a presença do Senhor. Quando temos um dia em que parece que o Senhor está longe, este é um dia muito difícil. Quando temos um dia em que percebemos a presença do Senhor, este é o melhor dia da nossa vida. Vocês se lembram do que disse um servo do Senhor do passado: “Se a Tua presença não for comigo, não nos faça subir deste lugar". Ele não podia imaginar-se indo sem Deus. O Senhor diz: “A minha presença irá contigo, para te fazer descansar". E assim eles puderam ir.

A presença do Senhor é sempre a coisa mais importante. Não anotem isso, pois irei falar muito sobre isso agora. Quando o Senhor disse a Moisés: “E me farão um santuário, para que Eu habite entre eles”, Ele estava, naturalmente, fazendo referência ao tabernáculo no deserto. E, então, Deus lhes deu o modelo de todas as coisas a respeito do tabernáculo. Quando todas as coisas estavam em conformidade com o modelo, Deus desceu e encheu o tabernáculo. Ele se PRESENCIOU no meio do povo.

Agora vamos para João capítulo um, versículo catorze. Aqui vai um pequeno estudo bíblico para vocês. Vejam se vocês conseguem rastrear no Evangelho de João quantas alusões há ao Velho Testamento. João era judeu e ele estava cheio de Velho Testamento. E, sempre que escrevia, ele trazia algo do Velho Testamento. Este é um estudo muito rico e proveitoso. Eu vou apenas deixar isto com vocês para o momento. Ele começa o seu Evangelho com “No princípio era o Verbo. E o Verbo se fez carne”. Observem a palavra que ele usa. “O VERBO SE FEZ CARNE E SE TABERNACULOU ENTRE NÓS”. Esta é a palavra original, Ele se fez Tabernáculo entre nós. Em sua mente João estava associando Jesus ao tabernáculo do deserto. E ele está dizendo que, assim como Deus veio e habitou entre os homens no tabernáculo do deserto, assim também DEUS SE TABERNACULOU ENTRE OS HOMENS EM SEU FILHO JESUS CRISTO. Qual é o Tabernáculo de Deus nesta dispensação? É o Seu Filho. Qual é a Casa de Deus? É Jesus Cristo. O que é a Igreja? Fico imaginando o que vocês colocariam no papel se alguém lhes fizessem esta pergunta. Se eu tivesse que pedir a vocês para escrever num papel a resposta à pergunta: “O que é Igreja?” Fico imaginando o que eu obteria como resposta. Tenho certeza que alguém iria me dar um maravilhoso sistema de verdades da Igreja. Uma maravilhosa ordem de prática da Igreja. A resposta é simples. A Igreja é Jesus Cristo; nada mais e nada menos do que isso. Se Cristo está num determinado número de pessoas, é Ele quem forma a Igreja. É Cristo em nós que faz a Igreja, não a nossa doutrina, não a nossa prática, não a maneira como agimos quando estamos juntos: mas acima de tudo, é a presença do Senhor. A presença do Senhor naqueles que estão reunidos, é isto que constitui a Igreja.

Mas, observem, eu estou pensando na Igreja Universal, no mundo inteiro. Não existe geografia na Igreja. Vocês compreendem isto? Não é neste monte, nem em Jerusalém. Não existe geografia na Igreja. Não existe tempo na Igreja. Nós estamos aqui e são quase nove horas da manhã. Na Inglaterra são oito horas mais cedo. Tirem oito de nove e vocês terão um. É quase meia noite naquele país. Vocês vão mais para o oeste e fica ainda mais cedo. Mas não existe isso na Igreja. O Senhor nunca dorme. Trevas e luz são a mesma coisa para Ele. Não há dia nem noite no céu. Para Ele o tempo não existe. Fico muito feliz com isso. Bem, vamos parar por aqui por ora. Podemos mostrar isto novamente num outro momento, em alguma conexão particular.

Gostaria que vocês voltassem a isto. Cristo é o mesmo em todos os tempos e em todos os lugares. Portanto, a Igreja também é a mesma. A Igreja não é americana, nem britânica, nem chinesa, nem filipina, etc. O Senhor não se importa com isso. Tudo o que importa para o Senhor é que Ele tenha um lugar no coração, e não interessa onde esse coração possa estar em todo o mundo, ou que horas são. A Igreja toma o seu caráter de Cristo. A IGREJA É CRISTO COLETIVO. CRISTO COLETIVO É A IGREJA. Você tem que provar que Cristo não está em mim, para poder dizer que eu não estou na Igreja. E você não tem qualquer direito de dizer para alguém que tenha Cristo morando nela, que ela não pertence à Igreja. Vocês compreendem? Vocês concordam? Nós estamos voltando do Cristianismo para Cristo. Retornando daquilo que os homens chamam de Igreja para Cristo.

Agora, tendo falado sobre a Igreja, vamos falar das igrejas. O que são igrejas? Aqui nós temos que refletir mais, e fazer alguns grandes ajustes. Vocês sabiam que muitas pessoas acham que os apóstolos tinham a idéia de que eles precisavam sair às nações, a fim de formar igrejas? Muitas pessoas crêem, por exemplo, que o negócio do Apóstolo Paulo era sair e formar igrejas em toda parte. Pensam que o real objetivo de Paulo era entrar na Ásia, na Bitinia e na Galácia e formar igrejas. A idéia dessas pessoas é que devemos ter uma igreja em cada lugar. Vocês crêem assim? Se pensam desta maneira, então estão equivocados. Reflitam seriamente sobre isto. Porque isto irá revolucionar toda a nossa maneira de pensar.

O que Paulo e os apóstolos criam ser a obra deles? Certamente não era criar igrejas. Eles criam que a obra era levar Cristo a todos os lugares. Poderiam vocês me mostrar onde, no Novo Testamento, vocês têm algum apóstolo chegando a determinado lugar dizendo: “Nós vimos aqui para formar uma igreja. O Senhor nos enviou aqui para formar uma igreja'. Vocês precisarão gastar um bom tempo tentando encontrar isso no Novo Testamento. Mas não existe. E há muitas outras coisas que não estão no Novo Testamento, as quais achamos que estão. Coisas que ensinamos como estando lá, mas que não estão, absolutamente. Voltemos ao Evangelho: “E Jesus enviou os Seus apóstolos de dois em dois”. E está escrito: “Ele os enviou para todos os lugares, onde Ele mesmo não havia ido”. O Senhor jamais mudou este princípio. Ele não nos envia para formar igrejas ou estabelecer Cristianismo. Ele nos envia para que levemos a Sua Pessoa. Isto não significa que as igrejas não têm valor. Mas isto nos faz ir diretamente ao ponto. O que são igrejas? São apenas pessoas reunidas em Cristo onde Ele se faz presente. Este é o propósito eterno de Deus, a Presença do Senhor. Este é o propósito de tudo o que é chamado de igreja. É o único Propósito.

Vocês se lembram que no Velho Testamento havia o tabernáculo ou o templo. E, quando o Senhor se retirou do templo, ele deixou de ser sagrado. Não importava mais a Deus onde o templo pudesse estar ou não. Era apenas uma concha vazia. O Senhor não está nem um pouco interessado nisso. É o que Jesus quis significar quando disse: “Eis que a vossa casa ficará deserta. O dia vem em que não ficará pedra sobre pedra”. Isto é o quão sagrado a coisa é para Deus quando a Sua presença vai embora. Não é diferente de nenhum outro pedaço de pedra. É isto que o Senhor quis dizer quando falou às igrejas da Ásia: 'Conheço todas as tuas obras e o teu trabalho. Conheço a tua doutrina cristã. Conheço todas as tuas obras. Arrepende-te, pois, e pratica as primeiras obras; senão virei a ti e tirarei do seu lugar o teu castiçal'. A coisa perde completamente o seu sentido e propósito quando as primeiras coisas se vão.

Quais são as primeiras coisas? Não é ensino nem doutrina. Não são práticas cristãs. Não é reunião. É a presença do Senhor. A primeira coisa era, quando as pessoas vinham de fora e diziam: "Deus está no meio de vós". Está escrito que as pessoas que vinham de fora se prostravam e diziam: "DEUS ESTÁ NO MEIO DE VÓS”. Voltemos ao Velho Testamento quando o Senhor enchia o tabernáculo e o templo. Está escrito que até mesmo o sacerdote tinha que sair. Não conseguiam permanecer na Presença do Senhor. Eles não passavam de homens. Eram pecadores. E o homem, na condição de homem, não tem lugar na Presença do Senhor. Oh, que coisa é esta na qual os homens transformaram o Cristianismo. No Cristianismo, o homem se tornou o centro. Algumas vezes vou a certos lugares. Sou apresentado à congregação. A pessoa que me apresenta diz: “Sr. Austin-Sparks, o grande mestre da Bíblia da Europa”. E muitas outras coisas. Meu coração se entristece; fico mal. Sou obrigado a me levantar e dizer: “Não levem nada disso a sério. Eu não sou ninguém. O Senhor é tudo”. O homem não tem lugar na Casa de Deus. Nós entramos na Casa de Deus com a nossa própria importância, com a nossa própria força, colocando nossas mãos, nossas mentes, nossas vontades, nas coisas. Estamos mudando toda a natureza da Casa de Deus. O Senhor fica limitado. De fato, Ele fica sem espaço para caminhar. Este Jesus, que é a própria Presença de Deus, diz: "eu sou manso e humilde de coração".

Assim, termino com esta nota. Disse que estamos aqui a fim de obtermos instrução sobre o fundamento. Estou tentando ser bem leal com vocês. O dia está chegando quando tudo será sacudido a partir do céu. O Cristianismo sofreu um terrível abalo na China. E agora o sistema do Cristianismo está praticamente desaparecido. E a única coisa verdadeira que resta é o que ficou da parte do Senhor no coração dos homens e das mulheres. Este tipo de abalo está acontecendo em todo o mundo. A Bíblia diz que será desta forma. O Cristianismo irá sofrer um terrível abalo. E somente o que houver da Presença do Senhor irá permanecer. Talvez a reunião se torne impossível. Talvez a comunhão cristã se torne extremamente difícil. Talvez a pregação da Palavra seja suspensa. Talvez todas as exterioridades simplesmente desapareçam. E, então, a única coisa será: temos nós o Senhor? Está o Senhor conosco? Estejam certos! Isto é algo que o Senhor fará acontecer. Ele muito frequentemente faz isto com as pessoas. Se a nossa vida cristã está baseada em coisas exteriores, o Senhor irá tirá-las de nós. Ele geralmente faz isso. E, então, a grande questão é, quanto do Senhor temos nós? Esta é a última coisa, mas na verdade é a primeira. Lembrem-se, caros amigos, de que O TESTE PARA CADA IGREJA É A PRESENÇA DO SENHOR. E não se ela está aqui ou ali; e não se a coisa é feita desta ou daquela maneira. Mas simplesmente quanto do Senhor nós encontramos lá. Quanto do Senhor os homens encontram lá. E ter o Senhor numa escala maior significa ter homens numa escala menor.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.