Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 1

por T. Austin-Sparks

Reunião 10 - Jesus Veio para Formar um Novo Israel Celestial

Décima Reunião
(7 de Fevereiro de 1964 P.M.)

Começamos a última noite salientando uma grande verdade: que todo o ensino e que toda a obra do Senhor Jesus quando Ele esteve na terra estava relacionado a uma das maiores crises da história. Tal crise foi a remoção de Israel como nação perante os olhos do Senhor por pelo menos toda esta dispensação. Esta crise já tinha começado quando Jesus iniciou o Seu ministério. E ela foi selada e estabelecida assim que Jesus terminou o Seu ministério. A nação de Israel, que tinha sido o lugar central no interesse de Deus neste mundo por muitas centenas de anos, estava, então, sendo colocada de lado. Os profetas tinham predito que isto iria acontecer. E realmente começou a acontecer quando Jesus iniciou o Seu ministério. Quando João, o batista, apareceu no deserto, e as multidões corriam até ele, ele viu que os fariseus e saduceus também estavam vindo. Eles eram os representantes de todo o Israel. E João lhes disse: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzi frutos dignos de arrependimento, e não presumais em vós mesmos: ‘temos por pai a Abraão’, pois até destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão”. Esta é apenas outra maneira de dizer que aqueles filhos de Abraão foram rejeitados.

É algo muito importante vocês lerem os quatro evangelhos. Tudo o que está nos quatro evangelhos se refere a esta grande crise. Por um lado, houve a rejeição e a remoção de um povo que tinha sido chamado de povo de Deus por muitos séculos. Como dissemos na última noite, é isto o que Israel foi durante todos esses quase dois mil anos. Mas este é apenas um lado da história. Jesus tinha vindo para fazer algo novo.E, por meio do Seu ensino e obras, Ele mostrou qual era esta coisa nova. E este algo novo tem atravessado todos esses dois mil anos. E continua hoje. Continua aqui mesmo neste exato lugar. Aquilo que Jesus começou a fazer – e ainda continua fazendo – foi e é a formação de um novo e celestial Israel. Embora a nação que recebeu este nome tivesse sido removida perante os olhos de Deus, Deus, porém, jamais abandona o Seu propósito. E Jesus veio para assumir este pensamento de Deus a respeito do novo Israel. Se vocês lerem cuidadosamente os evangelhos, irão ver que Jesus assumiu tudo o que era de Deus no velho Israel, e o trouxe de um modo espiritual para o novo Israel. Por exemplo, o velho Israel era o reino de Deus neste mundo. Entre os reinos deste mundo, Israel era o reino de Deus. Isto acabou para Israel.

Mas a idéia de reino é introduzida novamente com Jesus Cristo de uma maneira nova. Jesus disse a Israel: “O reino dos céus será tirado de vós, e dado a um povo que dê os seus frutos". Assim, as primeiras palavras de Jesus, quando começou a pregar, foram: “O Reino dos Céus está próximo”. Este é um novo Reino que Ele está edificando. Este reino é um Reino espiritual e celestial. Jesus disse: “Meu reino não é deste mundo”. Mas isto não torna este Reino menos real. Na verdade, este REINO ESPIRITUAL é muito mais real do que o velho reino temporal. Mas, como vocês sabem, a primeira coisa que é assumida por Jesus é essa intenção de Deus de ter um Reino. Mateus prefere chamá-lo de “Reino de Deus”. Não usaremos o nosso tempo para discutir se há ou não qualquer diferença. O fato é que se trata de um Reino. É o Reino de Deus. E é um Reino Celestial.
Então vocês observam que o velho Israel foi construído sobre os doze filhos de Jacó. Doze é o número da representatividade. Aqueles doze filhos de Jacó representavam toda a nação. Jesus escolheu doze discípulos. Eles foram uma companhia representante do novo Israel. Moisés tinha setenta anciãos que com ele subiram o monte. Jesus escolheu setenta apóstolos e os enviou de dois em dois.

O velho Israel tinha um tabernáculo. João diz: “O Verbo se fez carne e se tabernaculou entre nós”. Jesus é o tabernáculo da nova Jerusalém. É nEle que encontramos a Deus. E nEle todo o significado espiritual do velho tabernáculo se cumpre. O velho Israel tinha um sumo sacerdote. O Novo Testamento nos ensina que Jesus é o Sumo Sacerdote do novo Israel. Israel tinha o grande sacrifício, o holocausto. Jesus tornou-se O GRANDE SACRIFÍCIO. Israel tinha o grande altar. A Cruz do Senhor Jesus é O GRANDE ALTAR do novo Israel. E assim poderíamos continuar. Mas, penso, já falamos o suficiente, a fim de indicar que Jesus veio para formar um novo e celestial Israel.

Agora, quando Deus começou a formação do velho Israel, Ele começou com Abraão. Estevão nos conta que o Deus da glória apareceu a Abraão quando ele estava em Ur dos Caldeus. Vocês percebem o título dado a Deus? "O Deus da glória apareceu”. Este foi o início do velho Israel terreno. O início do novo Israel espiritual se dá nos mesmos termos. Abram o evangelho de João no primeiro capítulo; após aquela maravilhosa descrição do Filho de Deus, João diz: “Nós vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai”. É aí que começou o novo Israel. O Deus de glória apareceu. Jesus disse: “vosso pai Abraão se regozijou ao ver o Meu dia, e ele o viu". Nós não sabemos exatamente quando isto se deu, mas, de alguma maneira, Abraão viu o dia de Jesus Cristo e se alegrou. Isto é sempre uma marca de glória. Onde há glória, sempre há regozijo. "O Deus de glória apareceu ao nosso pai Abraão” (Atos 7:2). É como se o apóstolo João estivesse cantando uma canção quando ele abriu o seu evangelho. "Nós vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. Eu fico surpreso que não haja nem um sorriso em cada face aqui neste lugar. “Cheio de graça e de verdade”. Certamente isto é glória. Isto é algo para nos fazer regozijar. A graça de Deus apareceu a mim. Vamos prosseguir.

Vocês poderiam dar uma olhada por um instante nos primeiros versículos do evangelho de João? "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele; e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilhou nas trevas; e as trevas não prevaleceram sobre ela”. E dos versos onze ao treze: “Ele veio para os Seus, mas os Seus não o receberam”. O VERBO ERA DEUS. Os Seus não O receberam. “Mas a todos quantos O receberam, deu-lhes o direito de serem chamados filhos de Deus, aos que crêem em Seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade a vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. Assim é introduzido o novo Israel. Ele é formado daqueles que receberam a Jesus, os quais receberam o direito de serem chamados de filhos de Deus. Isto é algo melhor do que era em relação ao velho Israel. Aqui é introduzida a grande idéia que jamais fora ou tem sido revelada pelo Céu, é a idéia de que Deus deseja ter filhos. Primeiramente vocês veem o Filho, e, depois, os filhos, e os filhos com o Filho formam o novo Israel.

Agora gostaria que vocês fossem para outra do Novo Testamento. É o livro do Novo Testamento que corporifica toda esta verdade do novo Israel celestial. Se eu fosse perguntar a vocês: “Que livro é este?”Imagino o que vocês responderiam. Que livro no Novo Testamento reúne em si mesmo tudo a respeito do novo Israel celestial? É a Carta aos Hebreus. É interessante que tenha este nome, porque ela é totalmente voltada para o novo Israel. Vocês poderiam abrir as suas bíblias na Carta aos Hebreus? Vimos que João introduziu o novo Israel com uma apresentação do Filho de Deus. Agora esta grande carta aos Hebreus também começa com uma apresentação do Filho de Deus. Ela possui oito coisas maravilhosas sobre Ele; vamos ver.

Começamos com Deus. Deus é sempre o início. Bem, o que dizer sobre Deus? "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais de diversas maneiras pelos profetas, nestes últimos dias tem nos falado através de Seu Filho”. O que isto significa? Estou tentando ser bem simples, em consideração aos mais jovens. Isto significa simplesmente o seguinte: que Deus resumiu em uma única Pessoa todas as Suas maneiras antigas de falar. Em outras palavras, Ele costumava falar de diferentes maneiras. Agora, no final desses dias, Ele resumiu tudo em Seu Filho. Esta é a primeira coisa a respeito do Filho. Ele é a palavra final e plena de Deus. Após isto, Deus não irá falar novamente. Nesses últimos dias, Ele tem falado, e isto é final. Rejeite o Senhor Jesus, e Deus não terá mais nada que falar a você. Mas em Seu Filho, Deus tem tudo a dizer. Ele resume toda a Sua fala em Seu Filho. Cristo é final, e Cristo é pleno, em relação à mente de Deus.

Eu não sei se vocês têm essa maneira de falar em chinês, ou em outra língua que vocês representam, mas, na Inglaterra, nós, algumas vezes, falamos sobre uma pessoa, dizendo: ela está falando a sua mente. Isto é, está deixando você saber o que ela pensa. Desta maneira, em Seu Filho, Deus falou a Sua mente. E, tendo falado Sua mente em Seu Filho, Ele disse: 'Isto é tudo o que tenho a dizer para vocês’. Então, esta é a primeira coisa. Deus tem falado em Seu Filho.

A segunda coisa: "a quem constituiu como herdeiro de todas as coisas”. Como dissemos ontem, em algum momento Deus disse: ‘Nomeei a Meu Filho como herdeiro de todas as coisas’. E, quando Deus faz uma nomeação, ninguém pode invalidá-la. Assim, Ele reuniu todo o Seu universo criado e o colocou em Seu Filho, como sendo a herança de Seu Filho, “a quem constituiu como herdeiro de todas as coisas”.

A terceira coisa: "Por quem fez também o mundo". O Filho foi empregado pelo Pai para criar o mundo. É exatamente isso que João fala no início: “por quem fez todas as coisas”. O Filho foi o instrumento do Pai na criação. "Todas as coisas foram criadas por Ele”.Naturalmente, normalmente falamos do Pai como sendo o Criador, mas nos esquecemo de que Deus assim o fez por meio de Seu Filho.

Agora a quarta coisa: “O qual, sendo o resplendor de Sua glória, e a imagem exata do Seu ser”. Isto simplesmente significa que o Filho é a expressão exata do Pai. Jesus disse: “Aquele que vê a Mim, vê o Pai”.Ele é a expressão exata de Deus.

A quinta coisa: “Sustentando todas as coisas pela Palavra do Seu poder”. Esta é uma coisa tremenda para se falar de alguém. Não há uma ÚNICA PESSOA neste universo criado que esteja sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. O mundo não pode se dissolver até que Jesus Cristo diga que a hora é chegada. Podem haver tantas bombas atômicas quanto o homem consiga fabricar. Tudo irá permanecer unido até que Jesus diga o contrário. Ele sustenta todas as coisas pela Palavra do Seu poder.

A próxima coisa, número seis: "Havendo feito por Si mesmo a purificação dos nossos pecados". Fora da glória, na criação, e, então, redimindo a criação por meio de Seu snague, fazendo a purificação dos pecados. Isto poderia nos deter por muitas horas, mas precisamos avançar.

A próxima coisa, número sete: "Assentou-se à destra da Majestade nas alturas". Ele tomou Seu lugar à destra de Deus, e aí Ele permanece até o dia de hoje, à mão direita da Majestade nas alturas. A mão direita é o lugar de honra. A mão direita é o lugar de poder. E este é o lugar onde o Filho está. Ele está assentado à destra da Majestade nas Alturas.

Agora, número oito: "feito tanto mais excelente do que os anjos”. Ele é superior a todos os anjos. Naturalmente, gostaria de discorrer um pouco sobre os anjos. Mas vocês podem fazer isso em suas bíblias, a fim de ver quão poderosos eles são. Quantas coisas tremendas os anjos podem fazer. Certa vez um poderoso exército marchou contra Israel, sitiou a cidade, e se gloriou, achando-se muito grande. Jamais alguém conseguiu detê-los. Muito bem, poderosos assírios. Está escrito que Deus enviou um anjo, apenas um. E, quando os homens se levantaram pela manhã, todo o exército estava morto. E o capitão do exército voltou para casa sem o seu exército. Apenas um anjo. Anjos são seres poderosos. E eles formam uma poderosa hoste. Jesus disse: "Se Eu rogar ao Meu Pai, Ele Me enviará doze legiões de anjos”. (Mat. 26:53).

Agora, aqui está dito, que Jesus é superior a todos os anjos. Por que eu disse tudo isso? Não apenas para um estudo bíblico. Naturalmente, é algo muito interessante. Mas nós temos um objetivo. Estamos falando a respeito deste novo Israel celestial. E este novo Israel celestial, o qual o Senhor está agora edificando, se baseia nesta grandeza do Senhor Jesus. Enquanto não entendermos algo sobre a grandeza do Senhor Jesus, não poderemos entender para que fomos chamados como membros deste Israel celestial. Que maravilhoso Israel deve ser este, se ele é edificado sobre Alguém como Jesus! Se tudo isto que temos falado sobre Jesus, o Filho de Deus, é o fundamento de Israel, quão grande este Israel deve ser!

Agora, Cristo tem este lugar por um ato do próprio Deus. Anteriormente, citamos Mateus vinte e um, e versículo quarenta e três: "O Reino dos Céus sera tirado de vós, e será dado a outra nação que produza os seus frutos”. Se vocês olharem para o versículo vinte e um de Mateus, verão que ele segue algo muito impressionante. Ele segue esta citação do Velho Testamento: "A PEDRA QUE OS EDIFICADORES REJEITARAM tornou-se a principal de esquina: da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos". Israel rejeitou esta pedra, e Israel, por sua vez, também foi rejeitado. Mas esta Pedra eleita por Deus como a principal de esquina. E, portanto, Principal Pedra de esquina Ele será. Ele é a Principal Pedra de esquina do novo Israel.

O meu tempo está praticamente esgotado, e ainda não consegui chegar a lugar algum. Gostaria de ir mais adiante ao longo desta linha de correspondência entre o novo e o velho, nesses princípios espirituais. Irei tentar obter algo mais sobre este importante assunto nos próximos dez minutos.

Nós estamos dizendo que o novo Israel espiritual segue em princípio a linha do velho Israel. Vimos que o início do velho foi a aparição do Deus de glória. Assim é com o novo. Mas o que foi que Deus disse a Abraão? "Farei de ti uma grande nação". "Em tua semente serão benditas todas as nações da terra". Qual foi a primeira semente de Abraão? Foi Isaque. Isaque foi um milagre em sua concepção. Ele jamais poderia ter nascido, a não ser por um milagre de Deus. Mas este é o nosso ponto: Isaque precisa morrer e ressuscitar. Por que? Por que Isaque precisou ir à morte? Acho que todos aqui conhecemos a história de Isaque. Quando Deus disse para Abraão: “Toma o teu filho, o teu único filho, a quem tu amas, e oferece-o como sacrifício". Isaque tinha que ir à morte. E, em tipo, Isaque tinha que se levantar da morte. Por que? Vocês sabem, os princípios de Deus são eternos. Os meios que Ele usa podem mudar de tempo para tempo, mas os Seus princípios são sempre os mesmos. E esta ida à morte de Isaque, e o seu levantar da morte, foi para manter tudo no campo sobrenatural. Seu nascimento foi sobrenatural, e a obra de sua vida também tinha que ser sobrenatural; a coisa tem que ficar sempre no terreno de Deus.

Sei que há alguns doutores aqui esta noite. Vocês podem fazer muito pelas pessoas enquanto elas estão vivas. E nós agradecemos ao Senhor por tudo o que vocês podem fazer por nós enquanto estamos vivos. Costumamos dizer: ‘enquanto há vida, há esperança’. E nós nunca desistimos até o último suspiro. Mas, quando o último suspiro se vai do nosso corpo, os médicos são obrigados a desistir. Vocês podem trazer todos os médicos de todas as partes do mundo para este recinto, todos os mais brilhantes médicos que existem, os quais podem ter nomes e reputações maravilhosos, mas, quando olham para um corpo, são obrigados a dizer: ‘Não podemos fazer mais nada’. Todo o nosso aprendizado e todo o nosso conhecimento, e todas as nossas habilidades, são inúteis. Ele está morto. Ninguém pode fazer mais nada’. Agora, se alguém se levantar da morte, vocês sabem, isto é algo além do natural. É sobrenatural. Somente Deus pode fazer isto.Não há outro ser neste universo que possa fazer isto. Se alguém se levantar da morte, esta é uma obra somente de Deus. É por isso que Isaque tinha que ser posto para morrer e ressuscitar. Porque o Israel que estava vindo de Isaque tinha que ser algo somente de Deus. Não há nada do homem nisto. Toda educação do homem, e toda sua habilidade, é removida. "Aos quais não nasceram do sangue, nem da carne, nem do homem, mas de Deus”. Cada membro deste novo Israel tem que estar neste terreno.

Caros amigos, a realidade mais profunda de um filho de Deus é a coisa mais maravilhosa neste universo. A coisa mais profunda é esta, que há algo na vida dos filhos de Deus que somente Ele poderia fazer. Nenhum homem, ou um grupo deles, pode gerar um filho de Deus. Não há nada neste universo que possa gerar um filho de Deus. Somente Deus pode fazer isto. De modo que este novo Israel espiritual é algo que em seu início está no campo sobrenatural. Somos um povo maravilhoso. Não nos parecemos maravilhosos. Naturalmente, não estou querendo insultá-los, pois eu também me incluo. Nós não nos parecemos maravilhosos. Neste mundo nós não representamos nada. Mas Deus tem neste mundo a coisa mais maravilhosa que Ele já criou. Ele possui um povo que é fruto de Sua própria obra Divina. Este é o início do novo Israel.

Vocês sabem, voltando a Abraão e Isaque como o início da coisa. Deus trouxe isto para o novo Israel. Este é o início. Oh, que o Senhor nos dê entendimento espiritual para entender isto. Eu pensei que pudesse ser capaz de dizer alguma coisa sobre quão verdadeiro isto é a respeito da vida cristã após o seu início. Mas, se o Senhor permitir, eu tenho outra tarde amanhã, e podemos continuar nisto.

Oh, mas certamente já falamos o suficiente para deixar claro que isto que Cristo está fazendo é algo maravilhoso. O nosso nome é Israel. Isto significa um príncipe com Deus. Que o Senhor nos ajude a à altura do nosso nome, a reconhecer a grande dignidade que foi colocada sobre nós, e a a compreender a coisa maravilhosa que Ele fez em nós. O Senhor abençoe a todos vocês.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.