Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 1

por T. Austin-Sparks

Reunião 11 – A Presença do Senhor: “O Senhor está Conosco”

Décima primeira reunião
( Fevereiro 8, 1964 A.M. )


Leitura: Êxodo 25:8; João 1:14:
“E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles.”
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.”

Vamos continuar esta manhã com este grande desejo de Deus habitar no meio dos homens. Em nossa própria vida pessoal, em nossa vida juntos, como o povo do Senhor, em toda a obra do Senhor, O ASSUNTO DE MAIOR IMPORTANCIA É A PRESENÇA DO SENHOR. Não há nada mais importante como a Presença do Senhor, acho que percebemos isso porque nós oramos muito sobre isso.

Oramos todos os dias que o Senhor esteja conosco. Quando nos ajuntamos para nossas reuniões, oramos para que o Senhor esteja conosco. Quando vamos a qualquer parte da obra do Senhor, oramos que o Senhor esteja conosco. Mas raramente percebemos que nenhuma quantidade de oração pode nos assegurar a Presença do Senhor. Podemos orar dia e noite, e ter muitas noites de oração pela Presença do Senhor, e achamos que porque oramos tanto pela Presença do Senhor, isso vai nos garantir que Ele estará Presente. Não é apenas um assunto de quanto nós oramos por isto, a Presença do Senhor depende de coisas serem apropriadas para o Senhor. Podemos orar para o Senhor estar Presente, mas por causa de coisas estarem todas erradas, o Senhor não estará Presente.

Não, tudo depende de coisas serem apropriadas para a Presença do Senhor. Existe um sentido no qual o Senhor não está com pessoas. O Senhor apenas está com Seu Filho. E depende de como as coisas estão de acordo a Cristo, se o Senhor estará Presente. Quando o Senhor Jesus disse, “ Pois onde se reunirem dois ou três em Meu Nome, ali Eu estou no meio deles.” Não quis dizer onde umas poucas pessoas se reunirem, e dizem, “Estamos aqui no nome de Jesus.” qualquer um pode dizer isso. Toda a religião cristã diz isso, Jesus diz, “Onde dois ou três se reunirem em Meu Nome.” O NOME DE JESUS É TUDO O QUE JESUS É NELE MESMO. O Nome reúne tudo o que Ele é. Tudo o que Ele é para Deus o Pai, e tudo o que Ele é de Deus o Pai para nós. Veja, é NO Nome de Jesus. É ser encontrado no que Cristo é.

Isso nos leva a este assunto da Presença de Deus como no tabernáculo antigo. Ontem vimos que o Espirito de Deus tomou Bezaleel e Aholiab, para que eles pudessem realizar o modelo que foi mostrado a Moisés. Agora, você vê, tem três coisas, você tem o modelo sido mostrado, depois tem o povo que estão para fazer a obra; entre o modelo e o povo está o Espirito Santo. O Espirito Santo toma o modelo. E o Espirito Santo toma o povo. E o Espirito Santo faz o povo realizar o modelo até o mais sofisticado detalhe. Tudo de acordo segundo o modelo mostrado.

Agora você vê, por que o Espirito Santo toma homens da base natural, e situa eles na base espiritual? Para que o homem não faça a obra de Deus com seus entendimentos naturais ou com suas forças naturais. Eles fazem a obra de Deus pela sabedoria e poder do Espirito Santo. Talvez, uma das coisas que nos leva mais tempo para aprender nesta obra de Deus é isto: que Deus não deixa nada ao juízo próprio do homem. Me pergunto quantos de nós temos aprendido essa lição.

Você vê, alguns de nós teve a ideia ao principio de que fomos chamados para a obra do Senhor, bem, a ideia pode ter sido bem certa. E depois nós tivemos nossa ideia sobre como a obra do Senhor é. E ficamos ocupados em relação a isso. Usamos toda nossa mente e nossa força para fazer esta obra de Deus. Organizamos a obra. E Organizamos o povo. E apontamos este para fazer esta obra, e este outro para fazer aquela obra. Nós eramos como o gerente de uma grande empresa. E por muitos anos houveram pouquíssimos ou reais resultados espirituais. O fruto de tudo isso foi espiritualmente muito pequeno. Podemos ter construído grandes coisas. A gente poderia ter dito, “Bem, essa obra é um grande sucesso,” mas, ao olhar hoje para isso tudo, vemos como de pobre foi de valor espiritual. Não é o numero de pessoas, não é a quantidade de trabalho, não são organizações maravilhosas e maquinaria, é apenas quanto do Senhor há nisso, e é melhor ter algo bem pequeno com a plenitude do Senhor nisso, do que algo bem grande com apenas um pouco do Senhor nisso.

Ora, Bezaleel e Aholiab foram-lhe dados entendimento pelo Espirito. Como de importante isso é. O Espirito Santo é muito particular sobre a obra de Deus. Quanta confusão e perda de tempo seria poupado se nós realmente fossemos levados pelo Espirito no que fazemos.

Te dou uma ilustração desde minha experiencia. Muitos anos atrás quando o Senhor estava fazendo algo, e era algo que o Senhor estava fazendo, um homem querido veio por perto e disse, “acho que, isto é a obra do Senhor.” E veio às reuniões, e orou nas reuniões e era alguém que estava acostumado a pregar em diferentes lugares. E pensei uma vez, bem, pode ser uma coisa boa ter este irmão na obra. Então, lhe pedi para pregar. Bem, ele pregou, e depois lhe pedi de novo, e ele gradualmente se tornou uma parte da obra. Mas a hora chegou quando entendi que esse irmão não tinha a mesma visão. Nós, que estávamos nessa obra de Deus, tinhamos passado por uma profunda experiencia. Tínhamos chegado a conhecer algo realmente da obra da Cruz. A Cruz tinha quebrado todas nossas velhas ideias sobre pregação e organização. Ora, este querido irmão nunca tinha ido por esse caminho, ele não tinha vindo desde a raiz, ele foi adicionado desde fora. A revelação real básica não chegou a ele, assim que ele era um pregador e professor da Bíblia. Mas a hora chegou, anos depois, quando eu disse: “oh, eu cometi um erro terrível em trazer o irmão para dentro”. O dia chegou quando ele foi embora, ele tentou começar outras coisas, e embora nós o seguíamos amando, e reconhecemos bastante do Senhor sobre ele, nos trouce um grande número de problemas e angústia entre nós que ele tivesse entrado no coração da obra, e quando ele foi embora, significou muita dificuldade.

Outro irmão chegou um pouco mais tarde. Isto foi antes de eu ter aprendido a lição. Ele era um irmão querido , ele realmente amava o Senhor, era um evangelista, e tinha dado algo de ensino bíblico. Mas ele era um homem solitário. E ele veio a mim um dia e disse, “sabe, sinto que preciso ser parte de algo mais, preciso ter uma companhia de pessoas ao redor do meu ministério que orarão por mim quando sair e onde possa encontrar comunhão espiritual. “Oh, na minha simpatia por ele, em meu desejo de ajudar um irmão, eu disse: “Irmão, nós vamos te prover com o que precisares. Nos reuniremos ao redor de ti. Oraremos por ti, apenas encontre seu lugar entre nós. “Ele não tinha crescido desde a raiz, ele poderia ter sido um fruto o bastante bom. Mas você sabe, há uma diferença entre o fruto que cresce desde a raiz, e o pedaço de fruto que você chega e amarra numa árvore. Ora,não acho nenhum erro com esse irmão. Mas eu vivi vendo o dia em que me sentiria de fato muito pesaroso por ter alguma vez trazido ele. Ele também foi embora e tentou começar outra coisa, e isso nos causou um monte de problemas. O amamos muito, não temos achado nada errado com ele, mas você entende, Deus estava fazendo algo, e aqueles que estavam conectados com isso tinham vindo desde dentro. Você simplesmente não pode pôr suas mãos sobre pessoas, este um e este outro, e dizer, venha e se ajunte a nós, venha e se involucre na obra entre nós. Eles têm que estar bem naquilo que Deus esta fazendo com você, a obra de Deus é um organismo, não uma organização, e tudo tem que crescer desde a raiz. Espero que entenda o que quero dizer. É importante que tudo esteja no Espirito e não no juízo do homem.

Comecei estas manhãs de reuniões lhes contando que a Segunda Carta a Timóteo, que foi a ultima carta de Paulo, foi a fim de corrigir coisas na casa de Deus. E uma das coisas que ele estava corrigindo alí, eram os anciãos na casa de Deus. Estamos certos de que eles já tinham começado essa condição das coisas, que conduziu à organização da Igreja – no homem apontando oficiais na igreja. Não sei se você entende as diferenças entre um oficial e um organismo vivo. Você entende a diferença? Veja, nós temos organismos em nosso corpo, nós não os chamamos por nomes oficiais, eles são simplesmente organismos vivos, eles funcionam pela vida. Nós não dizemos, “agora este corpo precisa um coração, vamos então buscar o coração em algum lugar, e lhe damos algum nome oficial e o colocamos dentro.” Não, o coração cresce do organismo inteiro. Ora, nos últimos tempos do Novo Testamento estas coisas haviam começado, quando homens começaram chamar, anciãos bispos e arcebispos e diáconos e depois e por ultimo, papas.

Ora, esse era o começo antes de Paulo acabar seus ministérios, e Paulo escreveu essa carta a Timóteo para corrigir isso. Em efeito, Paulo estava dizendo isto, “ anciãos na igreja não são apenas oficiais, eles não são escolhidos porque eles são homens intelectuais, eles não são escolhidos porque são homens ricos, eles não são escolhidos porque eles têm influencia no mundo, eles não são escolhidos porque eles são conhecidos serem emprários de sucesso. Anciãos são anciãos antes de eles serem chamados anciãos. Você entende isso? Não é o nome em absoluto, é o que o homem é. E o que o homem é, é um assunto inteiramente de quanto do Senhor há nele. É a Presença do Senhor que decide o que o homem é. Podes deixar o nome de fora se quiser, nós usamos o nome apenas por conveniência, o nome tem tomado um significado que nunca foi intencionado ter. Anciãos na igreja são nada mais e nada menos que homens espirituais. Permita-me repetir, É APENAS UMA QUESTÃO DE QUANTO DO SENHOR HÁ NESSE HOMEM.

Você vê, estou me mantendo fiel ao Novo Testamento, bem no começo era assim: “escolha alguém cheio do Espírito Santo.” Isso era o que determinava o homem. Se eles eram diáconos ou se eles eram anciãos; se eles eram apóstolos, era uma questão do homem cheio com o Espírito Santo. Veja, o Espírito Santo faz tudo segundo Cristo, e quando conhecemos um verdadeiro ancião, não conhecemos o homem primeiro, um homem importante, um homem enérgico, um homem que tem tomado tudo em suas mãos; NÓS CONHECEMOS O SENHOR JESUS. Isso é o que faz o que somos em qualquer capacidade. E estes são princípios muito importantes. “Veja que façais tudo de acordo ao modelo mostrado.” E embora era o povo quem estava para fazer a elaboração, eles só poderiam fazê-la pelo poder do Espírito Santo, se não é assim, haverá perda de tempo, e perda de forças.

Vários anos atrás, estava tendo uma longa conversa com um líder de um grande movimento mundial. Era algo que teve um bonito e muito abençoado começo, Deus levantou um servo Dele, e tomou esse homem através de uma experiencia muito profunda , logo começou usá-lo nesta obra. Tornou-se uma obra mundial. Muitos de vocês o conheceriam se eu mencionasse o nome dele. Mas não precisa perguntar, não lhes devo dizer. O tema é que, em seus primeiros anos era um grande poder espiritual, acho que foi uma das coisas mais espirituais que Deus tinha feito nos últimos cem anos. Mas hoje tem perdido seu poder original, continua indo; é um grande movimento mundial evangélico . Tem centos de igrejas, mas tem perdido sua original profundidade espiritual. É bem diferente hoje em seu caráter do que era nos primeiros anos. Ora, estava tendo uma conversa com uns dos lideres desta obra, e ele estava lamentando esta perdida de vida espiritual na obra. Ele estava muito triste sobre isto, e me disse, “Sr. Sparks, que você faria? E essa era uma questão muito grande para perguntar a qualquer homem. Assim que teve que pensar por um momento, e depois eu disse, “acho que isto é o que eu faria. Chamaria todos os líderes juntos, e levaria eles bem fora de toda a obra, e por duas ou três semanas esperaria em Deus. Pediria eles para buscarem o Senhor, para recuperar a visão original e vida.” Ele disse, “Sr. Sparks, você esta certo, isso é o único a fazer.” Mas depois ele disse, “Não pode ser feito.” Eu disse, “por quê?” “Eles estão muito ocupados. Entende, temos entrado em algo que só toma nosso tempo e nossa força que não temos o tempo para manter nossa vida espiritual, profunda e forte.”

Isso me leva de volta a um outro muito, muito importante assunto sobre este tabernáculo no deserto, não apenas tinham todas as coisas que serem feitas segundo o modelo, mas quando isso fora feito, o povo estabelecido, levado pelo testemunho, o tabernáculo era desarmado, e todas suas partes eram colocadas sobre os ombros dos Levitas, e o acampamento ia em frente. Bem, isso é muito bom, gostamos em pensar sobre isso. Mas não passou muito tempo antes do Senhor dizer, “PARE, nós não vamos seguir, coloquem o tabernáculo de novo, e fiquem aqui ate que diga quando se MOVER!” Isso aconteceu uma e outra vez, me pergunto porque foi assim, você sabe, nós não podemos pegar coisas sobre nossos ombros, e não podemos seguir e continuar seguindo, o Senhor diz: “Pare, quero que tenham mais entendimento adiante do Meu Filho, quero que entendam que o progresso é só pela Minha Presença, vocês devem se reunir ao redor do tabernáculo, mas percebam que Eu estou Presente aí no meio. Ora, por um tempo você tem que se ocupar Comigo. Até então, vocês têm se ocupado em continuar; mas Eu digo PARE, e se ocupe Comigo por um pouco.” A razão é que, progresso espiritual é sempre uma questão da Presença do Senhor, e para o nosso entendimento do significado dessa Presença. Assim que se acontece em nossas vidas que o Senhor às vezes diga, “pare, pare sua caminhada, pare todas suas atividades, pare toda sua obra, se aquiete e saiba que Eu sou Deus. Se ocupe Comigo por um pouco.” Progresso, progresso espiritual é só pela PRESENÇA DO SENHOR.

Você sabe, quando o povo chegou à margem da terra prometida, eles se negaram a entrar e tomar a terra porque eles ouviram de aqueles que espiaram a terra, de que haviam gigantes na terra (Números 14). Portanto, eles não obedeceriam e seguiriam o Senhor. O Senhor disse a Moisés: “Dize-lhes, por Minha vida, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes; não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, farei entrar nela; e eles conhecerão a terra que desprezastes. Porém, quanto a vós outros, o vosso cadáver cairá no deserto. (Números 14-28:33).

É perigoso seguir sem o Senhor. Nós só podemos seguir se sabemos que o Senhor está conosco. E assim, em toda nossa atividade, é muito importante que saibamos que o Senhor está no que estamos fazendo, que não estamos indo à frente do Senhor.

É tão perigoso como não continuar seguindo quando o Senhor sim segue. Supondo num desses dias quando os sacerdotes tocaram as trombetas de prata, tocaram aquela chamada nas trombetas que diziam, “hoje, nos movemos, hoje o Senhor vai seguir,” supondo que povo dize-se, “oh, não vou seguir. Vou ficar aqui, não vou me mover.” Tudo bem, o Senhor teria ido, e eles teriam ficado sozinhos no deserto sem o Senhor. Veja, funciona nas duas maneiras, o Senhor vai seguir, nós devemos seguir. O Senhor diz, “Esperem um pouco, e tomem um novo conhecimento de Mim.” Logo, devemos estar preparados para esperar. Entenda, estou-lhes dando a fundação dos princípios da vida com Deus.

Acho que vou acabar por aqui nesta manhã, tenho dito muitas coisas, não quero que elas sejam perdidas no montão, quero que sejam capazes de ver isto, porque isso é um fator vital na Presença do Senhor, não é sempre o que pensamos que o Senhor quer fazer. Devemos trazer nossos pensamentos à Presença do Senhor, “Senhor, seria algo bom, eu ir a tal e tal lugar. Penso que precisarão de mim lá, de fato, eles me invitaram a vir, e a mim me parece bastante bem que eu fosse.” É isso tudo que você tem a considerar? Temos de trazer tudo isso de volta ao Senhor, e temos que dizer, “Senhor, Você me quer lá, e me quer lá nesta hora? Se eu sair fora do tempo do Senhor, vou perder tempo. Talvez, o Senhor quer dizer para o próximo ano. Se o fazer agora, eu terei perdido um ano inteiro.” Você vê o que quero dizer? Esta é a vida no Espírito, e o Senhor pode somente estar conosco enquanto vivermos no Espírito.

Ora, não somos perfeitos, cometemos nossos erros. Tenho lhes contado um erro que tenho feito. Não foi porque não tinha um coração para o Senhor, não foi porque não fui muito zeloso pelo Senhor, mas você vê, não tinha aprendido as lições n. Tenho-lhes falado no começo que apenas iria vos trazer algumas lições que tenho aprendido nessa escola. Tenho aprendido elas pelo falhar, e tenho aprendido elas pelo sofrimento, Deus é muito prático. Veja, Deus nunca coloca um livro de texto em nossas mãos e diz, “agora, estude esse livro didático, e faça coisas como estão nesse livro didático.” Ah não, Deus nunca faz assim, isso seria fácil. Talvez, nos gostaria que fosse assim, mas Deus nos ensina pela experiência. Ele nos leva até situações, e então aprendemos Suas profundas lições, essa é a única maneira em que realmente aprendemos. Verdadeiro conhecimento é o conhecimento que vem pela experiência. Alguém mais pode escrever um livro didático; eles vem com o livro didático, eles dizem, agora este é o livro didático do Novo Testamento da igreja, e você deve fazer tudo segundo esta expresso aqui, não passará muito tempo antes de você se encontrar em muita confusão.

O Espírito Santo é nosso livro didático, Ele o conhece tudo, Ele tem todos os princípios, e é apenas ao viver no Espírito que aprendemos pela experiência. Mas existe um valor em sermos capazes de vos dizer estas coisas. Não digo a você, agora faz isto porque te digo para fazê-lo. Eu te digo que isto é o que eu acredito ser a maneira do Senhor, lhe dá atenção a isso, deixa o Espírito te ensinar, tenta lembrar estas coisas e elas poderão te poupar de muita confusão que eu tenho tido. Mas tudo acaba voltando para uma coisa, A PRESENÇA DO SENHOR. Essa é a coisa mais importante no mundo. É verdadeiramente grande ser capaz de dizer, “o Senhor está conosco.”

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.