Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 1

por T. Austin-Sparks

Reunião 15 – Deus Nos Tem Mostrado O Modelo: Ele Nos Tem Mostrado Esse Modelo Que É Cristo Em Perfeição.

Décima quinta reunião
( Fevereiro 10, 1964 A.M. )

Como esta é a ultima das series de reuniões especiais da manhã, penso que será o mais útil se, ao começo, eu voltasse e vos lembrasse da base a qual estávamos cobrindo. Nós começamos dizendo que o Cristianismo tem-se tornado algo muito mais do que era ao principio, esse tanto tem sido adicionado à fundação a qual não lhe pertence. Assim que nos encontramos hoje num Cristianismo muito diferente do qual era no principio. O Cristianismo hoje é uma coisa muito complicada. Há muitas divisões, e organizações, e também muito mais do que era na simples básica realidade no principio. E nós dizemos que iríamos pedir ao Senhor nos trazer de volta a esses primeiros começos dessa obra Divina em nosso Senhor Jesus. Nós já dizemos que acreditamos que a Palavra de Deus mostra que vai haver uma grande sacudida de tudo no fim. E nessa grande sacudida, apenas as coisas que eram e são realmente do céu vão permanecer. Uma grande quantia do que tem se construído sobre a fundação vai desaparecer. Cremos que isto é declarado na Palavra de Deus.

Logo, quando essa hora vir, e sentimos que já tem começado, tudo será testado pela fundação. A última questão na grande sacudida será apenas quanto do Senhor está Presente. Então, seguimos em considerar esse assunto fundamental, a Presença do Senhor. É aí que o Senhor começa com o velho Israel. E citamos Êxodo vinte e cinco, versículo oito, “ Fazei-Me um santuário; para que Eu possa habitar entre eles.” Esse é o pensamento eterno de Deus, que vai além de todo tempo, PARA QUE POSSA MORAR ENTRE ELES. Vimos que o tabernáculo ou esse santuário era, para o velho Israel, o lugar da Presença de Deus.

Então seguimos a ver algo do significado da Presença do Senhor como é ilustrado no tabernáculo antigo. A primeira coisa que vimos foi que era algo apresentado a eles por Deus desde o céu. O Senhor disse, “veja que façais todas as coisas de acordo ao modelo que vos mostrei no monte.” O monte era um figura do céu, onde o Senhor desceu para se encontrar com Seus servos, e aí Ele mostrou o modelo de todas as coisas. Esse modelo foi trazido do monte e dado a conhecer ao povo. Foi uma apresentação a eles do modelo que era a mente de Deus.

Sabemos que esse tabernáculo era a representação em cada detalhe do Senhor Jesus. Assim que nesta nova dispensação, tudo começa por uma apresentação do Senhor Jesus. É por isso que temos os Quatro Evangelhos, que foram escritos depois de muitas das Epístolas, postas no primeiro lugar no Novo Testamento. Esses Quatro Evangelhos contêm uma apresentação do Senhor Jesus. E Ele esta aí como o modelo de Deus para Sua Presença. Devemos reconhecer a mui grande importância desses Quatro Evangelhos. Eles são o modelo de Deus dado desde o céu para nós vermos. Deus nos tem mostrado o modelo: E Ele nos tem mostrado o modelo em perfeição. Quando Jesus acabou Sua vida nesta terra, Ele foi capaz de dizer, “Eu tenho acabado a obra a qual Me deste para fazer.” Qual foi a obra que Deus deu a Ele para fazer? Bem, supremamente, era revelar a mente de Deus, assim que Ele era capaz de dizer, “quem Me vê, vê também o Pai.” Em outras palavras, Ele poderia dizer, “Sou a expressão da mente de Deus. E tenho descido do céu para que vocês tenham em Mim a expressão da mente de Deus em cada detalhe.”

É claro, apenas posso dizer isto numa maneira geral nesta manhã. Eu poderia tomar estes Evangelhos e mostrar-lhes milhares de maneiras nas quais o Senhor Jesus estava revelando a mente de Deus. Em tudo que Ele disse, e em tudo que Ele fez, havia algo de Deus. E Ele era pessoalmente a personificação compreensiva dos pensamentos de Deus. Ora, Deus nos tem dado esse modelo. Ao dar Seu Filho, ele nos tem entregado o modelo de todas as coisas para Sua Presença.

Permitam-me, caros amigos, apelar a vocês sobre este assunto. Eu lhes disse quando primeiramente vim que não tenho vindo para lhes dar ensino Bíblico como tal. Quando for embora deste país, uma questão que ficará no meu coração será esta: “qual é o resultado prático de tudo isto? Isso vai ser o grande fator decisivo no valor deste tempo juntos, assim, tenho que buscar o Senhor bem seriamente cada vez que vos falo. E tenho que pedir ao Senhor que Ele não apenas me dê um monte de coisas para dizer, mas que Ele vos deixe com algo que vocês tenham que encarar. Assim vos digo, que o fundamental é sempre a Presença do Senhor. Não é nenhuma das milhares de coisas que fazem o Cristianismo. O ultimo critério é, “está o Senhor aí?” E “está o Senhor em todas as coisas aí?” “está o Senhor no que eles fazem?” e “está o Senhor em como o fazem?” Porque com o Senhor, como as coisas são feitas é tão importante quanto fazendo as coisas. Está o Senhor aí, no povo individualmente? E as suas vidas são marcadas por este assunto supremo? O SENHOR NELES.

Não duvido que vocês amam o Senhor. Não estou levantando nenhuma questão acerca disso. Mas, digo de novo que estamos envolvidos num grande sistema muito complicado, e uma grande parte dele não é do Senhor. É algo que o homem tem introduzido. O homem tem colocado sua mão sobre as coisas do Senhor, e o homem tem feito coisas de acordo com a sua própria mente, e por tanto tem havido uma grande parte da qual é do homem e não do Senhor. E quando dizemos isso, não estamos apenas pensando no Cristianismo em geral, estamos pensando de nós mesmos. Isto é verdade de nós mesmos. Todos nós temos chegado a algo chamado Cristianismo, e todos nós temos tomado algo do Cristianismo, e pode haver aí uma grande parte da que temos que nos desfazer, e voltar à simples realidade fundamental. E a realidade fundamental de todas as realidades é A PRESENÇA DO SENHOR. Temos que saber que o Senhor está conosco, e que o Senhor está conosco em tudo o que fazemos, que isto não se originou em nossas mentes. Não se originou em nossas vontades, não se originou em nossas emoções. Não veio de nossa alma, esta coisa tem vindo do Senhor em cada detalhe como o tabernáculo. Assim como Jesus Cristo, em cada detalhe tem que nos vir de Deus.

Isso nos deve levar de volta ao nossos joelhos, para ir por todo nosso trabalho. Pode ser que seja necessário para nós, de tempo em tempo, se apartar e perguntar ao Senhor acerca de tudo o que estamos fazendo. “É isto de Deus, ou é algo de nós mesmos? É este jeito de fazer as coisas a mente de Deus, ou é nossa mente? Está o Senhor nisto, ou temos nós vindo nisto?” Você vê, isso é um assunto de grande decisão. Não se enganem sobre isso! Tudo que é somente do homem vai perecer. Mais cedo ou mais tarde será abalado. Cada obra do homem será testada no fogo, diz a Palavra de Deus.

Assim que o primeiro, é pois, a apresentação e um ver do Senhor Jesus. Me pergunto se posso me referir a uma experiencia pessoal neste assunto. Não quero falar acerca de mim mesmo, mas quero lhes ajudar pela ilustração. Por muitos anos, eu era o que se chamava um ministro nas denominações. Eu era um ministro do que era chamado de igrejas. Era ministro de duas denominações ao mesmo tempo. Assim que eu tinha os grandes prédios religiosos. E vestia um colarinho clerical e estola, e estava em todo esse sistema do Cristianismo organizado. Tive um púlpito grande. E pregava sermões, e era pago por fazê-lo. Bem, eu era muito sério. Realmente acreditava que pertencia ao Senhor. Meu coração estava alcançando ao Senhor. Mas, a hora veio quando o Senhor me mostrou Jesus Cristo. Ele começou revelar Seu Filho em mim. Você vê, eu conhecia a Bíblia. Eu estava ensinando a Bíblia em todos lados. Quando fui a uma igreja grande no norte de Londres, eles não tinham reunião de ensino Bíblico. Eles apenas tinham uma reunião muito pequena de oração. Mas decidi que teríamos, o que chamávamos, escola Bíblica. Assim que consegui um quadro negro grande arrumado, um quadro negro tão grande como esta plataforma inteira. Eu decidi que daria palestras Bíblicas. Então, comecei passar bem pela Bíblia, desde Gênesis até Apocalipse. O resultado foi que aquele lugar ficou lotado de gente para as palestras Bíblicas. Eu digo isso para mostrar-lhes que eu conhecia algo acerca da Bíblia.

O dia chegou quando eu vi o Senhor Jesus, e todas estas outras coisas eram como que sem sentido. Todo este negocio da igreja era como pequenas crianças brincando de ir à igreja. Todo esse vestir-se em roupas clericais, ah, que tolice era! Não tinha realmente visto a Bíblia. O tinha tudo na minha cabeça, mas a Bíblia realmente era um livro fechado. Quando o Senhor me mostrou Seu Filho, todas estas outras coisas se foram. Era como que sem sentido para mim, eu vi que o Senhor Jesus é a Igreja, não estas coisas. Eu vi que o Senhor Jesus é tudo na Bíblia. A Bíblia não é um livro, a Bíblia é Cristo. Eu via a Bíblia em Gênesis, quero dizer, eu via Cristo em Gênesis. Por toda a Bíblia eu via Cristo. Isso fez todo o demais tão tolo. Simplesmente me virou de dentro para fora e de cima para baixo. Todas essas outras coisas tinham que ser deixadas para trás. Eu vi o Senhor Jesus. Não quero dizer que O vi com estes olhos naturais. Mas o que Paulo quis dizer quando ele disse, “aprouve Deus revelar Seu Filho em mim.” Isso é o que aconteceu em meu caso.

E algo novo começou desde aquele momento. Um novo ministério começou, uma nova obra do Senhor começou. Eu hoje estou aqui no outro lado do mundo por causa disso. Tenho chegado até vocês não como um professor Bíblico, mas para falar a vocês do que eu tenho visto do Senhor Jesus, e vos dizer que o fundamental é ver Jesus. É claro, isso não é algo que aconteceu anos atrás. Isso apenas começou a acontecer quarenta anos atrás, e está ainda acontecendo hoje. Se eu for fiel ao Senhor, isso seguirá até o final da minha vida. É um crescente continuo ver o Senhor. Você vê, isso é onde começou no Velho Testamento, e é isso onde começou no Novo Testamento. Temos que voltar de todas nossas coisas ao Senhor.

Ora, depois de ter sido mostrado o modelo, tanto como no caso de Israel no tabernáculo, e no caso do Senhor Jesus aos apóstolos, o seguinte era instruir o povo em relação ao modelo. Assim que ao povo lhe foi dito acerca disso. Fica bem claro que todo o povo foi reunido e falaram acerca deste modelo. Todos eles estavam envolvidos nisto. Eles tinham que fazer a elaboração de todas as coisas. Eles tinham que prover o ouro, e a prata, e tudo o demais. Então, embora não é dito na Bíblia, é bem evidente que Moisés chamou todo o povo junto. E disse, “agora o Senhor nos tem mostrado um grande modelo.” E logo ele terá começado explicar a eles cada detalhe. Ele diria, “agora há coisas que devem ser feitas de ouro, e há outras coisas para serem de prata, e logo mais há coisas de várias fabricações que são precisas, e as diferentes cores das diferentes fabricações.” E assim que ele iria por todo o modelo. Ele diria, “ agora isto é ao que o Senhor nos tem mandado, e todos vocês, povo, estão envolvidos nisto.” Ele lhes instruiu concernente ao modelo.

Ora, o Senhor Jesus veio do céu como o Tabernáculo. “ELE TABERNACULOU ENTRE NÓS” disse João. Ele é a revelação completa da mente de Deus. E assim o Senhor Jesus começou instruir Seus discípulos concernente a Ele mesmo, por palavra e obra, Ele estava instruindo eles concernente a Ele. Assim que viam Ele, e ouviam Ele, eles estavam vindo realmente ao conhecimento da mente de Deus para eles. Então, temos o nosso Novo Testamento, e o Novo Testamento é a personificação de todas as coisas concernentes a Cristo, com só um objetivo em vista. Todos esses tantos detalhes sobre o Senhor Jesus relaciona-se a uma só coisa. Te levará a um longo tempo para contar todos os detalhes do tabernáculo. Nos levará toda a eternidade para somar todas as coisas concernentes ao Senhor Jesus. Você vê, é algo compreensivo, é algo detalhado. A Presença do Senhor relaciona-se a esse pequeno detalhe. Eu poderia mostrar-lhes isso desde o Novo Testamento. Se as coisas não fossem feitas de acordo com a mente do Senhor no Novo Testamento, tudo daria errado. O Senhor apenas seguiu com eles quando tudo estava de acordo a Cristo.

Logo, a segunda coisa é para nós sermos instruídos concernente Cristo. Há um pequeno fragmento no Novo Testamento, que para mim é muito importante e significante. O apóstolo estava escrevendo concernente coisas que estavam erradas. Ele apenas usou esta frase “não foi isso que aprendestes a Cristo!” Essa não foi a maneira na qual vocês aprenderam Cristo; isso não é aprender de Cristo. Veja, como de importante é isso? É como se o apóstolo dissesse, tudo deve vir do terem aprendido Cristo. Estas coisas têm vindo do homem, de vocês mesmos. Em todas as coisas devemos aprender Cristo.

Agora, a terceira coisa. Nós falamos acerca de dois homens, Bezaleel e Aholiab. Se diz que estes homens eram cheios com o Espírito de Deus, para todo tipo de acabamento. Assim que a obra, quando começou e foi levada a cabo, não foi apenas feita na sabedoria de homem. O Senhor não disse, “agora, aqui está o modelo, se dê bem com ele. Tomai-o em vossas mãos e trabalhai-o. O Senhor não fez isso. Ele tomou estes dois homens, e os encheu com o Espírito. E se tornaram Seu instrumento na demostração de como as coisas têm de serem feitas. Meu ponto por agora não é o homem, o Senhor não é tomar posse do homem para este tipo de coisa. Mas meu ponto é este, QUE TEM DE SER FEITO FEITO PELO ESPÍRITO SANTO. Se o homem chegar vir nisto como o instrumento de Deus, eles devem ser cheios do Espírito Santo. Como assinalamos, é assim como começou no Novo Testamento, “escolhei dentre vós sete irmãos cheios com o Espírito Santo.” isso relacionava-se à continuação da obra. Deve ser tudo feito sob a unção do Espírito Santo.

Caros amigos, hoje posso ver em bastante da obra do Senhor, homens que estão em posições para as que não são ungidos. Eles têm sido postos na posição por homens. Homens têm achado que eles seriam, bem, homens bons para terem na obra. É claro, eles amam o Senhor, eles são muito devotos ao Senhor, e eles querem trabalhar para o Senhor. Assim que, os lideres tomam eles e põem eles em posições. Assim que você continua verá que eles nunca foram ungidos por Deus para manter essa posição. Liderança na obra de Deus é liderança ungida. Tem que ser visto por pessoas espirituais que esse homem e essa mulher é ungida para a posição que eles mantêm. Eles não estão aí porque eles mesmos se empurraram a si mesmos a dentro, e eles não estão aí porque as outras pessoas responsáveis acharam que seria algo bom pôr eles dentro. Não, é bem evidente que o Senhor tem ungido eles para essa posição, e por tanto o Senhor é com eles. Eles podem ter muitas imperfeições humanas, podem haver coisas sobre eles que você naturalmente não gosta. Você sabe quanto de falhos são eles naturalmente, mas você tem que dizer, o Senhor é com esse homem e essa mulher. Eles estão na posição correta porque o Senhor os colocou aí.

A unção é o grande fator em todas as coisas concernente Cristo por esta razão, não é unção individual. Não existem tantas unções como tantas pessoas existem. Hã só uma unção, e essa é sobre Cristo como a Cabeça. Nós só chegamos até a unção quando estamos em Cristo, e quando estamos sob o encabeçamento de Cristo. Não estamos sob a unção se escolhemos nossas próprias posições, ou se homens nos colocam em posições. A unção é a unção de Cristo, nós temos a unção quando estamos inteiramente debaixo de Seu encabeçamento. Bem, é claro, isso é um assunto enorme para considerarmos logo agora. Mas meu ponto está aqui no curso da formação das coisas segundo a Cristo, o principio governante é a unção do Espírito Santo.

A seguinte coisa que vimos foi que todo progresso espiritual é governado pela Presença do Senhor. Você pode imaginar a situação no deserto. Posso imaginar que todas essas pessoas, quando o tabernáculo era desarmado e armado, e as trombetas eram sopradas para seguir marchando, o povo estava cheio de entusiasmo. “Agora vamos seguir para a terra prometida, agora estaremos em breve na terra prometida.”

assim que eles estavam cheios de interesse sobre esse negocio de seguir em frente. E logo a nuvem sobre eles parava, e o Senhor lhes falava para desarmar o tabernáculo, e fixar o tabernáculo. Vamos ficar por aqui por um pouco, e tal vez as pessoas diziam, “ah, por quê temos que parar e esperar e perder tempo aqui? E se a nuvem permanecia muitos dias, como de fato aconteceu, eles poderiam ter dito, “ah, por quê estamos perdendo todo este tempo? Por quê não estamos seguindo com o negocio? E por qual razão era? Você vê, o Senhor queria que eles não se ocupassem com somente a viagem. Mas com Ele mesmo. Ele queria que se movessem enquanto se ocupavam com Ele, e então quando eles tinham algum tempo estando ocupados com o Senhor, o Senhor dizia, “agora, seguiremos.” Ele não dizia assim, mas Ele queria dizer, pararemos outra vez mais tarde. Ora, o Senhor faz isso em diferentes maneiras. Nós tomamos posse de coisas e queremos seguir em frente com coisas. Nós gastamos toda nossa energia nas coisas de Deus e dizemos, “agora vamos ter as coisas feitas,” e seguimos em frente assim. As vezes o Senhor diz, “para um pouco.” Ele pode nos chegar a desapontar por algo que acontece, algum tipo de adversidade, ou sofrimento, as vezes acontece e nós sabemos que o Senhor tinha falado, “para, estás muito ocupado para Me escutar, estás demasiado ocupado com Minhas coisas para estar ocupado Comigo pessoalmente.” assim que devemos ter um tempo para ficarmos ocupados com o Senhor. Meu ponto é que todo progresso espiritual é pela Presença do Senhor.

Ora, quando Moisés chamou o povo junto, todas as pessoas voluntárias de coração traziam o que tinham para esta obra. Dessa maneira, o Senhor colocou responsabilidade sobre o povo. Você vê, o tabernáculo não caiu do céu tudo completado, apenas o modelo veio do céu. E depois o Senhor disse, “vejais que façais todas as coisas segundo o modelo.” Ele colocou responsabilidade para este assunto sobre os ombros do povo. Eles tinham que entender o modelo e tomar a responsabilidade para seu cumprimento. Quando eles fizeram isso, então a gloria do Senhor enchia a casa do Senhor.

Mas, haviam às vezes quando eles desviavam-se do modelo, olharemos apenas para um desses momentos. Arão tinha dois filhos, eles eram os dois filhos anciãos de Arão. Seus nomes eram Nadabe e Abiú. Nadabe e Abiú viram depois do sacerdócio de Arão. Ora, Nadabe e Abiú deviam saber tudo acerca do modelo. Eles deviam saber o que Deus tinha dito sobre cada detalhe, e havia um coisa dentre as demais que Deus tinha dito. Quando os sacerdotes entravam diante Deus com seus incensários, eles tinham que pôr neles o fogo do altar. Ora, de onde veio isso, esse fogo do altar? Eu espero que tenha lido a história. Aqui está o altar, aqui está a madeira sobre o altar, tudo estava preparado. Foi o sacerdote que ascendeu um fosforo e prendeu fogo à madeira? Ou, seja qual seja a maneira pela qual eles faziam fogo, será que o fizeram assim? Fizeram o fogo e o levaram ao altar? Não, esse fogo do altar veio do céu. Quando o altar era fixado, e a madeira era posta acima, e o sacrifício era moído e deitado sobre a madeira, o fogo do Senhor descia, e esse fogo nunca se ia. Eles nunca teriam que fazer isso uma segunda vez. Sempre que o tabernáculo estava nesse lugar, o fogo continuava dia e noite. Nenhum homem foi e fez algum fogo por eles mesmos. Eles o tinham de algum outro lugar por um outro método, e eles colocaram esse fogo nos seus incensários, e entraram diante o Senhor, e o Senhor golpeou eles para que assim morressem diante o Senhor. Eles ofereceram fogo estranho. Não era fogo que tem vindo da Cruz. Era seus próprios fogos, o fogo da carne, o fogo do homem natural, o fogo de suas almas, e não do Espírito. O Senhor diz que é fogo estranho. Não era segundo o modelo, e o Senhor julgou isso. Devo-lhes deixar para que o interpretem.
Você vê que grande coisa a “responsabilidade para Cristo é” O SENHOR TEM COLOCADO A RESPONSABILIDADE SOBRE NÓS. Ele diz, “se vocês fizerem tudo de acordo ao modelo, Eu estou com vocês. Vocês terão bençãos; Eu seguirei com vocês. Se vocês começarem introduzir coisas que não são de acordo com o modelo, mas do homem, isso trará morte espiritual.” Que o Senhor nos dê entendimento espiritual.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.