Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 1

por T. Austin-Sparks

Reunião 19 – A Absoluta Necessidade de Recebermos o Espírito Santo.

Décima Nona Reunião
( Fevereiro 15, 1964 P.M )

Quero que leiam comigo duas ou três passagens curtas da Palavra de Deus: “Ainda tenho muito que vos dizer, mas agora não o podeis suportar! Mas quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará a toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.” (João 16:12,13).

“E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. A saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conheceis, porque Ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque Eu vivo, e vós vivereis.” (João 14: 16,19).

E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: no batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.” (Atos 19: 1-6).

Ora, o que quero destes versículos são apenas dois fragmentos, “quando Ele, o Espírito da verdade, vier, Ele vos guiará a toda a verdade.” e o outro é este: “receberam o Espírito Santo quando crestes?” estas passagens, as quais acabamos de ler, nos apresenta um assunto acerca do qual, os apóstolos eram muito particulares. E o que era, que os apóstolos demandavam como a prova deste assunto? Era que estas pessoas tinham, definitivamente, recebido o Espírito Santo. Espero que alguns de vocês digam, “bem, como sabemos se, e quando temos recebido o Espirito Santo?” Ora, existe uma certa quantidade de coisas que são provas de que temos recebido o Espírito Santo. Apenas vou escolher algumas das mais normais nesta conexão.

A primeira coisa é que temos reconhecido e admitido o absoluto Senhorio do Senhor Jesus sobre nossas vidas. Você percebe que quando os apóstolos pregavam, eles sempre começavam suas pregações colocando Jesus Cristo como Senhor. A primeira coisa que eles diziam acerca de Jesus não era “Ele é Salvador,” mas a primeira coisa que eles diziam acerca dEle era “Ele é Senhor.” “Deus tem feito este Jesus, Quem vocês crucificaram Senhor e Cristo.” Eles disseram, pregamos Jesus Cristo como Senhor. Era o absoluto Senhorio de Jesus Cristo que vinha primeiro nas suas pregações.

Ora, esta vinda do Espírito Santo era apenas o lado terreno do que aconteceu no céu. Jesus tinha sido recebido na glória, e em glória, Deus O fez Senhor: Deus tinha dito a Ele, “Senta-Te à Minha direita,” No céu, Jesus Cristo foi reconhecido como Senhor. Todos os anjos do céu louvam Ele como Senhor. O Pai chamou Jesus, “Senhor.” isto foi o que aconteceu no céu. Quando isso aconteceu no céu, o Espírito Santo desceu imediatamente do céu a esta terra, e Ele desceu para fazer o que era no céu, verdade aqui, nesta terra. Ele veio para fazer a terra e o céu concordar neste único assunto, “ Jesus é Senhor.” A primeira prova de que você e eu temos o Espírito Santo é que Jesus Cristo é Senhor absoluto em nossa vida. Nos rendemos ao Senhor Jesus e dizemos, “Senhor.” E desde esse momento queremos dizer que Jesus é Senhor de todas as coisas em e sobre nossas vidas.

Quando Jesus é Senhor, há sempre uma coisa que o Espírito Santo faz. O Espírito Santo traz ao coração, a glória do Senhor Jesus. Jesus foi glorificado no céu, porque Jesus era Senhor lá. Quando Jesus se torna Senhor em nossas vidas, algo da glória celeste vem às nossas vidas. Você percebe como o povo no Novo Testamento foram cheios de alegria, porque eles receberam o Espírito Santo. E essa alegria era a expressão da gloria de Jesus. É por isso que quando tentamos de verdade, fazer Jesus, Senhor, nos sentimos muito contentes, muito alegres. Não podemos aguentá-lo para nós. Queremos que todo o mundo saiba disto. O Espírito Santo tem trazido a glória do Senhor Jesus às nossas vidas. Essa é a primeira maneira na qual você pode dizer se você tem recebido o Espírito Santo. Você tem algo da glória de Jesus em seu coração?

Você sabe que o Cristianismo é a única religião que de verdade canta no mundo. Algumas outras religiões fazem uns sons muito estranhos. Tal vez, eles pensam que é cantar. Mas, é um som horrível. É muito horrível o ruido que eles fazem. Nós, Cristãos, cantamos, e por quê cantamos? Porque o Espírito Santo nos faz cantar. Você percebe quão é bom o tempo que passam Cristãos quando eles cantam acerca do Senhor Jesus. Bem, essa é a primeira evidencia de que temos recebido do Espírito Santo.

Outra coisa que é a prova de que temos recebido o Espírito Santo é a completa mudança que é feita em nossas vidas. Você tem apenas que olhar no seu Novo Testamento quão verdadeiro isto é. Veja os discípulos antes do dia do Pentecostes. Veja eles no tempo em que Jesus foi crucificado. Não podemos dizer muita coisa boa acerca deles até aquele tempo. Estes discípulos até o tempo do Pentecostes, eram discípulos derrotados. Quando Jesus foi pego pelos soldados, todos eles fugiram Dele. Nenhum deles ficou com Ele. Eles estavam com muito medo. E Pedro, pobre Pedro, foi ainda mais baixo do que todos eles. Três vezes, Pedro muito fortemente, negou que ele sabia quem Jesus era, ele disse, “não conheço o Homem.” Apenas pense em Pedro, falando assim. Esse maravilhoso autoconfiante Pedro, se comportando assim, procurando salvar sua própria vida pelo negar seu Senhor. Sim, eles foram homens derrotados quando chegou a hora da Cruz.

Ora, veja eles no dia de Pentecostes, e desse momento em diante, eles são homens, em absoluta vitoria. Deixe que os mesmos governantes que crucificaram Jesus, levem eles prisioneiros, e ameassem eles à pena de morte. E que é o que estes homens fazem agora? Eles fogem? Eles dizem, “não conhecemos Jesus?” Ah, não, eles são pessoas muito diferentes. Eles são cheios de coragem. Eles permanecem em pé diante dos governadores. Se diz que, “eles se alegraram por terem sofrido afronta pelo Nome de Cristo.” Antes deles terem recebido o Espírito Santo, eles eram homens que eram bastante medrosos, muito medrosos de fato. Você sabe, nos foi dito que depois que Jesus ressuscitou dentre os mortos, estes discípulos estavam todos no quarto, e eles parafusaram a porta por medo aos Judeus. Se eles ouvissem alguns passos vindo da rua, os seus rostos ficariam brancos, e começariam a tremer, “estão vindo a nós, agora?” Homens cheios de medo. Agora veja eles, depois deles terem recebido o Espírito Santo. Não mais rostos pálidos. Não mais tremendo com medo agora. O medo tem feito caminho para uma coragem magnífica. Eles podem enfrentar qualquer um.

Então, veja eles novamente, depois de Jesus ser crucificado. Fala-se acerca de dois homens que estavam andando para uma vila chamada Emaús, que andavam e estavam tristes. Eles ficaram muito tristes e infelizes. E penso que isso era verdade de todos os discípulos naquele tempo. Eles pensaram que tinham perdido tudo. Sim, eles eram homens muito entristecidos.
Agora, veja eles quando receberam o Espírito Santo. Diz que foram cheios de alegria e do Espírito Santo. O regozijo tomou o lugar da tristeza. Quão fracos eles eram antes disso. Eles não podiam encarar nem ainda a uma empregada domestica. Se lembra da história? Jesus está sendo julgado, e Pedro está perto, no pátio, esquentando suas mãos. Você sabe, você sempre sente frio quando está com medo; e Pedro estava sentido muito frio, porque ele estava com muito medo. E aí veio uma pequena empregada – apenas uma pequena moça, uma moça serva. Ele disse, “eu não conheço o Homem” Sim, ele estava com medo de uma pequena menina. Quão fracos eles eram. Agora, depois do Pentecostes, você pode trazer todas as meninas e homens no mundo, e você pode deixar eles dizerem tudo o que quiserem a Pedro, e aos outros discípulos, pois agora, eles não são mais fracos, mas fortes.

Depois, tinha outra coisa. Antes do dia de Pentecostes, a Bíblia era um livro fechado para eles. Eles o conheciam como um livro. Eles tinham lido Moisés e os Profetas e os Salmos, mas eles não os entendiam. Eles não entendiam sobre o que era tudo. Eles a conheciam como um livro, mas para eles, era um livro fechado. Agora veja eles no dia de Pentecostes. Por quê? Eles tinham uma nova Bíblia! Gostaria que leia cuidadosamente o discurso de Pedro à multidão no dia de Pentecostes. Veja o quanto o Velho Testamento ele cita. Veja como ele explica o Velho Testamento. Agora seus olhos estão abertos, e vê Jesus em todos os lugares no Velho Testamento. Sim, eles tinham uma Bíblia nova. A Bíblia não estava mais fechada, é um livro aberto. Todas estas coisas eram marcas deles receberem o Espírito Santo. O Espírito Santo fez homens derrotados em homens de vitória. O Espírito Santo fez homens medrosos em homens de coragem. O Espírito Santo fez homens tristes em homens se regozijando. O Espírito Santo fez homens fracos em homens fortes. E o Espírito Santo lhes deu a todos uma nova Bíblia. Esta é a prova de que eles tinham recebido o Espírito Santo. Ora, tenho certeza que você concorda comigo, que o Espírito Santo é muito importante.

Estas são as verdadeiras características de uma vida Cristã. Não vou lhes prender mais tempo esta noite. Talvez, num outro tempo, teremos uma outra conversa, e seguirei desde este ponto, mostrando algo mais do significado do Espírito Santo, o que o Espírito Santo significa para nós em nossas vidas. Mas por esta noite este é o ponto: a necessidade absoluta de recebermos o Espírito Santo. E ter certeza que temos recebido o Espírito Santo. E podemos testar este assunto por estas coisas que tenho mencionado. Podemos testá-lo e prová-lo, porque para nós, Jesus é Senhor de todos. Ele é Senhor absoluto de nossas vidas. É o Espírito Santo que faz isso. Se isso é verdade nossa, então, temos o Espírito Santo. E estas outras coisas que tenho mencionado devem também, ser verdade.

Podemos prová-lo por isto: “você tem recebido o Espírito Santo? Ou para colocá-lo da maneira de Paulo, “quando você creu, recebeu o Espírito Santo? Tem realmente o Espírito Santo morando em você? E você diz, “como eu sei?” Bem, tenho lhe falado apenas umas das coisas que podem fazer você saber se você tem recebido o Espírito Santo ou não. É claro, nós o colocamos frequentemente de outra maneira. Perguntamos pessoas se eles têm recebido o Senhor Jesus. E falamos de termos o Senhor Jesus em nossos corações, mas é simplesmente a mesma coisa. Jesus disse, “Eu e o Pai somos um” (João 10:30). E o Espírito Santo e Jesus são um. O Espírito Santo veio para fazer Jesus viver em nós. É a mesma coisa. Mas é algo do que devemos ter muita certeza.

Bem, deixarei a pergunta com você. Você vê, estou tentando ser muito fiel, e realmente, ir bem direto à fundação da vida Cristã. Acho que uma das maiores fraquezas no Cristianismo de nosso tempo é que, damos tudo demasiadamente por assumido. É por isso que os apóstolos eram tão particulares acerca deste assunto. Eles o fizeram um assunto pessoal. Eles o fizeram de suprema importância. Eles disseram, “quando creu, recebeu o Espírito Santo?” A UNICA VIDA CRISTÃ VERDADEIRA É A VIDA NA QUAL O ESPÍRITO SANTO FAZ JESUS, SENHOR.

Bem, essa é palavra simples para você neste anoitecer, mas é uma palavra muito importante. Tenho vindo de um longo caminho para falar a você, posso não ficar por muito tempo, então eu irei e pode que não os encontre novamente nesta terra. Mas, eu quero estar bem certo que quando lhe falo, esteja sendo muito fiel com você. Que não deixe você em nenhuma duvida no que se refere à verdadeira natureza da vida Cristã – a vida na qual o Espírito Santo faz Jesus Cristo, Senhor! Talvez, digamos algo acerca da continuação da vida Cristã, mas assim é como deve começar.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.