Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 2

por T. Austin-Sparks

Reunião 30 – O Governo do Céu Dividirá Entre o Mal e o Bem, Entre o Pão Fermentado e o Ázimo

Trigésima Reunião
( Fevereiro 27, 1964 P.M. )


O Evangelho de Mateus, capítulo treze, e versículo trinta e três: “Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e escondeu em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado”. Esta é a quarta parábola sobre o Reino, e como com as anteriores, existem duas interpretações. Eruditos bíblicos estão consideravelmente divididos sobre o significado desta parábola. A interpretação mais popular é que o fermento é algo bom. De certo, é o Evangelho do Reino, e o Evangelho do Reino vai se espalhar por todo o mundo até que não seja deixado nada mau. De certo, o mundo vai se tornar totalmente bom nesta dispensação. Digo, essa é a interpretação mais popular. É popular porque é simplesmente o que nos gostaria que fosse. Nos gostaria muito que isso fosse verdade. Mas é essa a verdadeira interpretação da parábola?

A interpretação bastante menos popular é que o fermento é algo mau. E esse mal vai se espalhar mais e mais por todo o mundo. Bem, essa não é uma interpretação popular, e não é popular porque não gostamos da ideia. No entanto, nunca é uma questão de se algo é popular ou impopular. A medicina de um doutor não é algo popular porque não gostamos dela, mas é algo certo. E existem muitas coisas legais que não são boas para nós. Por isso, não depende sobre se algo é popular. O assunto é, é verdade? Qual é a interpretação correta?

Por mim mesmo, fico com a segunda interpretação; que o fermento não é algo bom, mas algo malvado. E vou te dizer por que eu acredito que é a verdadeira interpretação. Se você olhar por toda sua Bíblia, e traçar esta palavra, fermento, começando com a primeira menção do fermento no Livro de Êxodo, capítulo doze, e passando bem por toda a Bíblia, até chegar à Primeira Carta aos Corintios, capítulo cinco, você encontrará que com uma possível excepção, fermento é sempre mau. É sempre algo que Deus não permitirá. No Velho Testamento, Deus deu instruções muito, muito cuidadosas sobre fermentar.

O pão da páscoa era para ser pão ázimo. Em cada lar judeu, até os dias de hoje, na noite da páscoa, eles acendem uma lâmpada, e a esposa ou mãe toma a vassoura e varre cada quarto e cada canto para ver se ela pode achar algum fermento. Isto é o que eles acreditavam ser a atitude de Deus com relação ao fermento. Então, cada vez que esta palavra é usada pela Bíblia toda, é quase, se não completamente, algo mau.

Você se lembrará que quando estávamos falando sobre a parábola da semente de mostarda, apontamos para a lei da consistência. E dissemos que Jesus em Seu ensino nunca Se contradisse. Nunca Ele, em nenhum discurso, usou a mesma coisa para dois sentidos opostos. Portanto, quando nós tivemos a parábola do joio, o joio era a obra do maligno. Quanto tivemos a parábola da semente de mostarda, os pássaros do céu que alojavam-se naquela árvore são os mesmos pássaros dos que na parábola do semeador. Na parábola do semeador, Jesus disse, “os pássaros do céu são os maus”. Na parábola do joio, era alguém mau que fez isso. A lei de consistência demanda que interpretemos esta parábola do fermento como sendo algo mau. Jesus está ensinando que nesta dispensação, devemos esperar encontrar coisas más neste mundo.

Assim, você percebe que estas parábolas todas relacionam-se a esta época presente. E na última parábola, a parábola da rede, Jesus diz, no fim dos tempos, Ele enviará Seus anjos, e eles reunirão do Reino, todas as coisas que fazem tropeçar. A lei da consistência demanda que digamos, que eles reunirão todo o fermento e o destruirão. Agora quero saber onde você fica neste assunto. Se estas parábolas relacionam-se a este tempo presente, que acaba com a volta do Senhor Jesus, é verdade que o mundo inteiro está sendo convertido? É verdade que todo o mal está sendo tirado deste mundo neste tempo? É verdade que o fermento do Evangelho está transformando a inteireza deste mundo e nada mau é deixado nele? Tem alguém aqui nesta noite que acredita nisso? Se pedir por uma votação, tenho bastante certeza que todos dirão, “existe mais mal no mundo hoje do que jamais houve”.

O argumento final é este, a Bíblia não ensina que o mundo todo vai ser salvo nesta dispensação. Mas sim ensina que “homens maus irão de mal a pior”. Sim ensina que “por causa de que a iniquidade aumentará, o amor de muitos se esfriará”. Desse modo, somos levados a esta segunda interpretação. Chegamos até o que a Bíblia diz sobre isto. O fermento representa o mal, e o fermento é em todo lugar proibido em relação com as coisas de Deus. Apenas posso fazer essa declaração, mas se você quiser olhar na sua Bíblia, você encontrará que é bem verdade.

Vamos primeiramente olhar à natureza e efeitos do fermento. Obviamente, você sabe que é o fermento, e para que é usado. Se os irmãos não souberem, as irmãs sabem. É aquilo que você coloca na massa para fazer seu pão. Mas qual é sua natureza e seus efeitos? Antes que nada, o fermento sempre inicia a fermentação. Tem visto o efeito do fermento quando é colocado na massa? A massa era algo muito calmo até que você colocou nela o fermento. Não há perturbação e nem agitação até que você coloca o fermento na massa. Mas assim que você colocar o fermento, você percebe que algo começa operar agitação. Tudo fica perturbado. Este fermento agita tudo. Ora, você sabe que isto é o mesmo principio da bebida alcoólica. O álcool é simplesmente outra forma de fermentação. E você sabe muito bem que se você tomar álcool, você começa ficar animado. Há uma perturbação interior. E se você tomar demais, você perde seus sentidos, e depois queres brigar, e muita perturbação acontece. Isso aí arruína lares, arruína vidas, arruína negócios. Certamente, o álcool é uma maldição. E isso é apenas um outro nome para o fermento, pois é a mesma coisa. Essa é a natureza do fermento, e esses são, para começar, os efeitos do fermento. Mantenha isso em mente e retornaremos novamente.

O seguinte efeito do fermento é o enchimento; faz coisas anormalmente grandes. Tenho percebido que em seus mercados (Filipinas, Manila) e por fora de suas igrejas existem muitos homens vendendo balões, centenas e centenas de balões. Bem, eles são feitos para aparecerem muito atrativos com muitas cores bonitas, mas o que eles são? Bem, você toma este material bem fino e você começa a soprar nele, você o enche com o sopro e o vai fazendo cada vez maior, depois, você pega um pequeno alfinete e fura o balão, e todo o negócio desaparece. É um enchimento artificial que não pode resistir a nada. É algo que tem sido feito anormalmente grande. Um aumento de tamanho artificial.

Quando era uma pequena criança, era às vezes levado para ficar com minha avó. Numa sexta-feira à noite, na cozinha, os empregados sempre faziam o pão para a próxima semana. Eles faziam a massa numa tigela grande, e depois a colocavam no fundo da tigela e cobriam tudo com um pano, e iam para a cama. Na manhã seguinte, me levantei cedo, fui para a cozinha e levantei o pano, e a massa tinha enchido toda a tigela. Pela noite tinha crescido e crescido. Tinha se convertido em algo muito grande, o fermento fez fazer isso. Assegure isso e retornaremos novamente.

Outra coisa que o fermento faz é quebrar as coisas, as desintegra. Você vê os buracos vindo do pão. O fermento rasga a massa à parte. Faz o pão numa coisa com muitas, muitas partes e muitos buracos nele. Simplesmente quebra as coisas e as divide. Assegure isso e retornaremos.

Por último, pão ázimo não tem um gosto muito bom. O fermento é colocado para fazer o pão ter gosto agradável. É algo para fazer um apelo ao gosto natural. Pão ázimo não tem um gosto muito bom, e para então ficarmos com agrado, colocamos o fermento. Apela ao nosso gosto natural.

Consegue ver o significado, a natureza e efeitos do fermento? A este universo tem vindo algo que o perturba. Todas estas terríveis guerras, sobre as quais você sabe algo, são o resultado desta influência perturbadora que tem vindo a este universo. Existe algo neste universo que mexe com a natureza humana. Como o álcool, faz os homens lutarem um contra o outro. Deixa o mundo sem descanso. Produz toda esta agitação da natureza humana malvada. Logo, novamente, este algo que tem vindo a este universo, resulta em um alargamento que é bem anormal – um desenvolvimento falso. Isso é algo que temos visto nestes poucos últimos anos. No caso das guerras, tem havido uma tentativa de desenvolver este mundo de uma forma anormal. Qualquer coisa que resulta em desenvolvimento e alargamento não-natural, é perverso.

O apóstolo Paulo disse, “porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. Qualquer coisa que nos faz anormalmente grande é mau. Seja a vida individual, ou seja o que é chamado da obra de Deus, tentar fazê-la maior do que sua medida real espiritual. Enchendo-a além de seu grau espiritual genuíno, isso é algo mau, isso é fermento.

Qualquer coisa que resulta em divisões e quebramentos – desintegração é má. Não permita desculpar nossas divisões. Não permita que olhemos favoravelmente sobre as divisões entre o povo do Senhor. Se existem apenas divisões entre dois de nós, não permitamos dar desculpas por isso, mas digamos, “isto está errado, é mau, isto não deve ser assim, tem algum mal em operação para nos dividir”. E o que pode ser verdade entre duas pessoas, é verdade entre o povo do Senhor. Não devemos olhar as divisões como sendo boas, elas são más. E devemos saber que Deus está em contra das divisões. Ele não aceita esta operação do fermento.

Que dizer sobre este fermento que faz as coisas apelarem à nosso gosto natural? Paulo disse a Timóteo, “porque virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores”. E segue dizendo que eles acreditarão a mentira ao invés da verdade. Por que isso? Porque estes doutores apelam para a vida natural. Estes doutores cobrem o mal. De fato, eles às vezes chamam o mal de bem. As pessoas não gostam que doutores lhes digam que estão errados, que isto e aquilo é contrário a Deus. Eles gostam de pão fermentado, agrada à carne.

Bem, estes são os efeitos do fermento. E tenho certeza de que não há ninguém aqui esta noite que discutirá que alguma destas coisas são boas. Você vê, é tudo mau. Agora olhemos ao simbolismo do fermento: ouviremos ao Senhor Jesus e depois ao apóstolo Paulo sobre este assunto. Jesus deu três advertências a Seus discípulos. Primeiro, Ele disse, “tenham cuidado com o fermento dos fariseus”. E que foi o que Ele disse que era o fermento dos fariseus? Ele disse, é hipocrisia – fingir ser algo que você não é, algo que é puramente artificial e irreal. Você só tem que olhar estes fariseus para vê-lo. Eles fazem longas orações em publico. Eles olham ao pobre pecador e dizem, “oh Deus, Te agradeço porque não sou como este homem”. Eles enviam alguém diante deles para tocar a trombeta e dizerem que este excelente homem justo está chegando; Jesus diz, é tudo hipocrisia. É tudo falso e irreal. E se houvesse uma coisa que Jesus odiava mais do que outra, era a irrealidade – fingir ser algo que você não é, fazer muito barulho entre o povo de Deus sem nenhum respaldo. Certamente, a vida por trás é uma pura contradição.

Bem, isso é capaz de uma aplicação muito ampla, mas esse é o principio dos fariseus. Jesus disse, tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”. Não sei o que a palavra significa em sua linguagem, mas na linguagem Bíblica, significa, interpretar um papel. É a imagem de um ator no palco. Ele pode se fantasiar para representar um grande rei, mas ele não é um grande rei. É apenas sua roupa. Ou ele pode estar lá interpretando o papel de alguma outra coisa, mas ele não é essa alguma outra coisa. Ele está apenas fingindo ser aquilo, e aquilo é o significado real da palavra hipocrisia. Jesus disse, “tenham cuidado com a encenação nas coisas de Deus”.

A segunda advertência foi, “tenham cuidado com o fermento dos saduceus”. Somos informados de que os saduceus não acreditavam em anjos, espirito, e ressurreição. Eles diziam, “não existe tal coisa como anjos, não existe tal coisa como o espirito, não existe tal coisa como a ressurreição”. Qual era o significado disso? Eles excluíram toda a realidade do sobrenatural. Eles recusaram tudo o que era espiritual. Portanto, eles eram puramente materialistas. Eles viviam apenas para o tempo presente porque não acreditavam que havia algo depois. Eles viviam apenas para este mundo porque eles não acreditavam que havia um outro. Para eles, não existia nada sobrenatural, tudo era agora – só o material – nesta vida na terra.

Você vê, essa é uma filosofia de vida muito conveniente. É muito conveniente por esta razão: que não aceitará julgamento futuro. Se não há ressurreição, se não há vida depois desta, se não existe mundo depois deste, então, não existe tal coisa como julgamento. Julgamento desaparece, isso é uma doutrina muito conveniente. Jesus diz, “tenham cuidado com isso”; sim existe tal coisa como o sobrenatural. Deus mesmo é Espírito, Ele é a maior realidade neste universo. Há vida depois desta, pois todos seremos ressuscitados: “e os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram mal sairão para a ressurreição da condenação”. Jesus disse, “tenham cuidado de qualquer coisa que contradiz essas grandes realidades”.

Então Ele deu uma terceira advertência. Ele disse a Seus discípulos, “tenham cuidado do fermento de Herodes”. Que tipo de fermento é o fermento de Herodes? Herodes era um homem que acreditava no grande esplendor mundano. Ele governou este mundo por uma grande demostração de magnificência. Tudo o que parecia maravilhoso era ideia de Herodes. Seu reinado era um de glória terrena. Mas esta outra coisa veio a sua vida com relação a Herodes; por trás de todo essa exibição superficial, era uma vida absolutamente corrupta. João Batista falou a Herodes de sua vida corrupta, e Herodes o decapitou, aqui está uma vida de exibição superficial, com a vida interior absolutamente corrupta. Jesus disse, “tenham cuidado com qualquer coisa desse tipo”. Isso é fermento. Não deve chegar a tocar nenhuma das coisas de Deus”.

Os escribas e fariseus viram até Jesus um dia, e disseram a Ele, “desapareça, vai embora, Herodes vai te matar”. É claro que eles queriam se desfazer de Jesus. O quê Jesus disse? “Vai e diga a essa raposa, que Eu trabalho hoje e amanhã, e no terceiro dia Serei aperfeiçoado”. Vai e diga a essa raposa. Você sabe o que é uma raposa ? Bem, é um animal que faz uma grande exibição, uma grande pretensão. Ela parece um animal muito legal, mas deixa-a ficar entre tuas galinhas e você verá o que ela faz, sua natureza é uma contradição à sua aparência, Jesus diz, “tenha cuidado desse fermento”.

Apenas uma palavra acerca disto que Paulo tem a dizer. Em 1 Corintios, capítulo cinco, você o tem. Alguma coisa aconteceu na igreja de Corinto. Um homem tinha cometido fornicação, e por sua fornicação ele trouce mal à igreja, e a igreja não tinha feito nada sobre isso. A igreja não tomou conta deste mal como representado por este homem. Eles deixaram ele ficar lá. Além do mais, eles deixaram ele vir à mesa do Senhor. Um homem com um contexto de vida quer era perverso. Por isso, Paulo escreveu à igreja sobre esse homem. E disse à igreja, “vocês devem julgar isto, e você deve colocar esse homem fora e proibir ele da Mesa do Senhor até que se arrependa, porque ele é fermento, e polui a igreja inteira pela sua presença, e a presença desse mal está roubando a igreja de seu poder espiritual”. Por isso Paulo diz, “expurga fora o velho fermento”. A fornicação e sujeira não deve entrar na Casa de Deus. E, certamente não deve vir à Mesa do Senhor. E Paulo diz que a igreja é responsável para tratar com disso. Enquanto a igreja permitir isso, a igreja estrá poluída, a benção de Deus não pode estar sobre ela. Portanto, perderá sua vida espiritual e força. Expurguem o velho fermento, todo esse tipo de coisa é simplesmente a operação do mal na igreja.

Agora devemos ajuntar isto e chegar a uma conclusão. Na parábola do fermento, Jesus está dizendo que por todo este tempo presente até que Ele retorne, esta coisa estará no mundo. O mal se espalhará por todos lados como o fermento. Mas, como nas outras parábolas, Jesus disse acerca do semeador e a semente, que embora três partes seriam más, haveria uma quarta parte que seria boa. Como na parábola do joio, existia a operação do maligno, mas existiam também os filhos do Reino. Logo, nesta parábola Ele diz, haverá fermento, haverá corrupção e polução por todos lados, mas o ensino do Novo Testamento é: se mantenha puro. Veja que suas vestes não são manchadas. Ande neste mundo pecaminoso como aquele que não pertence a sua natureza. Embora exista este fermento por todos lados, seja o pão ázimo. Mas, o mundo poderá não gostar de você, o mundo não gostará do pão ázimo, não agrada a carne, mas o pão que é puro é agradável a Deus. E no fim, Ele ajuntará tudo o que ofende. Ele ajuntará todo o fermento ofensor, e o queimará com fogo inextinguível; mas os filhos do Reino, o pão ázimo de Deus, os puros de coração e na vida, Ele reunirá em Seu Reino eterno.

O Governo do Reino dividirá entre o mal e o bem, entre o pão fermentado e o ázimo. Acho que concordará que esta é a interpretação correta da parábola. Porque é verdadeira à Bíblia, é verdadeira à história, é verdadeira ao que vemos no mundo; mas traz consigo advertência, ofereçamos a Deus aquilo que não tem este fermento.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.