Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 6 – Deus Brilhou em Nossos Corações

24 Fevereiro 1957 em Taichung, Taiwan.

Ler: 2 Cor. 4:1-12.

Daquilo que o nosso irmão acabou de dizer, é como se estivesse me fazendo um grande favor, permitindo que eu fale ... essas pessoas que me conhecem melhor sabem que quando eu realmente começo a falar, o relógio precisa ser parado, pois, não importa o quanto tempo eu tenha, eu sempre continuo!


Bem, agora, se eu for adicionar uma pequena palavra esta manhã, isto realmente iria requerer tudo aquilo que falamos hoje pela manhã, a fim de podermos entender, mas vou tentar dar a vocês apenas uma pequena palavra, sem ter que ultrapassar todo o terreno que já cobrimos até aqui. Penso que a palavra que resume tudo o que o apóstolo disse aos Coríntios em sua segunda carta é esta: "Deus brilhou em nossos corações, a fim de nos fornecer a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo”. Essas palavras podem resumir tudo que o apóstolo estava tentando dizer. Elas realmente são o coração e o resumo desta mensagem, “Deus brilhou em nossos corações”.

Qual é o resultado de Deus ter brilhado em nossos corações? O apóstolo disse que é para fornecer a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo. Agora, o que significa esse "conhecimento da glória de Deus"? Se um escritor usa uma palavra muitas vezes, você tem uma boa ideia sobre o que ele está falando. E, nesses dois capítulos (capítulos 3 and 4), o apóstolo se referiu a uma coisa quatorze vezes, e esta coisa a que ele se referiu tantas vezes é a palavra “glória”. Vocês podem ler esses dois capítulos um dia desses e colocar uma marca sobre a palavra “glória”. Vocês irão descobrir que esta palavra preenche todo o capítulo. Assim, perguntamos, qual é a glória de Deus? Vou dar a vocês quatro ilustrações da Bíblia.

Vocês lembram que Deus deu a Moisés no Monte o modelo do tabernáculo, e Ele disse a Moisés “Façais tudo conforme o modelo mostrado aqui no Monte”. E Moisés fez tudo conforme o modelo que Deus lhe havia dado. Com todos os detalhes, Deus não deixou nada para Moisés precisasse pensar em como iria fazer, ou precisasse planejar a coisa. Deus foi muito específico ao dar cada detalhe a ele. E assim, fez Moisés tudo conforme o modelo, e, quando o tabernáculo estava completamente pronto, conforme o modelo dado por Deus, então, é-nos dito que a glória do Senhor encheu o tabernáculo. Esta é a nossa primeira ilustração.

Apenas guardem isto na mente, e passemos para a próxima ilustração na Bíblia, para o grande desejo da vida de Davi, que era o de construir uma casa para o Senhor. E o Senhor deu a ele o modelo da casa, com todos os detalhes. O Senhor mostrou a Davi como o templo devia ser construído, e então, quando ficou pronto, conforme o modelo, a glória do Senhor encheu o templo.


Agora, a próxima ilustração, Pedro, Tiago e João estão subindo um alto monte, e Jesus se transfigura diante deles. De repente Ele se torna glorioso em Sua aparência; torna-se um Homem glorificado, e a voz vinda do céu disse: “Este é o meu Filho amado”. Esta é a nossa terceira ilustração.


Guardemos isso na mente e passemos para o final da Bíblia. Nos últimos dois capítulos da Bíblia temos o seguinte: o anjo do Senhor levou João para um monte muito alto, e lhe mostrou a Cidade Santa, a Nova Jerusalém, que descia do céu, e tinha a glória de Deus.

Agora nós temos eestas quatro coisas: o tabernáculo, o templo, o Senhor Jesus e a Cidade, a Nova Jerusalém, e, em todos os casos, a glória do Senhor os enchia. Por que a glória do Senhor os enchia, cada um deles? Porque correspondiam completa e totalmente à mente de Deus. Deus havia dito: “Esta é a minha mente; isto é o que quero; isto é o que irá me satisfazer”, e, quando Deus obteve aquilo que totalmente lhe satisfazia, então, Ele o encheu com a Sua glória.


Agora vocês compreendem o significado dessas palavras, “Deus brilhou em nossos corações, a fim de nos fornecer a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo”. Esta é a glória em nossos corações; a glória de Deus em nossos corações. Por quê? Porque Ele está satisfeito conosco, devido o Seu Filho estar em nós, e Ele está plenamente satisfeito com o Seu Filho. A glória de Deus está em Seu Filho porque o Seu Filho o agradou completamente. Se o Senhor Jesus está em nós, então, Deus está satisfeito conosco, e esta é a glória de Deus em nossos corações, mas precisamos entender a coisa desta maneira.

Disse esta tarde que, se estivermos ocupados com nós mesmos, então, não haverá glória. Se estivermos ocupados com outras pessoas, não haverá glória. Se estivermos ocupados com este mundo, também não haverá glória. Mas, quando olho para o Senhor Jesus e vejo que Deus está perfeitamente satisfeito com Ele, e dou espaço para o Senhor Jesus em meu coração, e vejo que Jesus em mim satisfaz a Deus, então, imediatamente encontro descanso, alegria e paz. E esta alegria, este descanso, e esta paz, é a glória de Deus em meu coração. É o conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.

Aqui a “face de Jesus Cristo” simplesmente significa a própria pessoa de Jesus Cristo. Você não conhece quem é a pessoa até que olhe para a face dela. Você pode pensar que conhece quem é a pessoa que caminha longe de você, porém, para conhecê-la realmente, você precisa olhar para a face dela. A face é a pessoa. Bem, este é o sentido aqui. A face de Jesus Cristo significa a Sua própria Pessoa, e a glória de Deus está nesta Pessoa. Se o Filho de Deus está em nós, então, a Sua glória também está. Entramos no descanso quando vemos Jesus como sendo a nossa satisfação para Deus.

Não poderá haver qualquer alegria em nossa vida enquanto não soubermos que Deus está perfeitamente satisfeito. Bem, Deus não está satisfeito conosco, mas tem Alguém com quem Ele está satisfeito, e Ele nos deu esta Pessoa e disse: "Olhem aqui, se vocês aceitarem o Meu Filho, então ficarei plenamente satisfeito com vocês. Eu fiz o Meu Filho ser aquilo que desejo que vocês sejam". E, quando percebemos aquilo que Jesus é para nós, a satisfação de Deus, isto é glória.

Eu me pergunto se vocês entendem aquilo que estou tentando lhes dizer. Vocês sabem que, ao longo de toda a Bíblia, Deus está procurando por aquele que irá lhe satisfazer. No Velho Testamento, era um sacrifício sem defeito; era um tipo do Senhor Jesus que tinha que ser oferecido para a satisfação de Deus, mas Deus coloca isso nas mãos do homem, para que este ofereça o sacrifíco a Ele. Assim, quando o homem oferecia aquele sacrifício, simplesmente estava oferecendo aquilo que satisfazia a Deus. Quando colocamos as nossas mãos na cabeça do Senhor Jesus e dizemos “Ele nos representa”, então Deus fica satisfeito e nós ficamos em paz, e temos alegria e descanso em nossos corações.

Bem, se alguém não compreendeu o que dissemos, então reflita sobre o assunto. Deus brilhou em nossos corações, a fim de nos dar a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo, e vocês sabem que isto se torna um testemunho; esta é a alegria, o descanso e a paz que precisa ser vista em nós. Assim, o apóstolo prossegue dizendo: “Vejam, nós temos este ministério”. Que ministério? É a manifestação desse brilho que Deus brilhou em nosso interior. É a manifestação da glória do Senhor Jesus. Que possamos todos ter este ministério.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.