Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 12 – O Propósito de Deus

27 de Fevereiro de 1957, em Fenshan, Taiwan.

Bem, estamos muito felizes por podermos ter este pequeno contato com vocês, caros amigos, e espero que aquilo que o nosso irmão acabou de falar seja verdade; que possamos encontrar o Senhor. Temos apenas alguns minutos com vocês, e queremos usá-los todos para o máximo proveito. Assim, gostaria de conduzi-los mais uma vez à Palavra de Deus, no evangelho de Lucas, capítulo 10, versículo 1: “E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir".

Penso que fazemos parte desta companhia dos setenta. Ele está nos enviando para as cidades e lugares, e estou feliz que isto esteja colocado desta maneira, porque, se apenas tivesse sido dito “cidade”, vocês poderiam se sentir excluídos. Isto é um “lugar”, e o Senhor Jesus não apenas andou em cidades, mas, também, em “lugares”, e cremos que Ele está conosco neste lugar.

Agora, vocês percebem que está dito aqui que Jesus enviou os seus discípulos às cidades e lugares para onde Ele mesmo iria. O que Ele realmente fez foi enviá-los a toda cidade e lugar que iriam prover um lugar para Ele. Era uma questão de o Senhor ter um lugar em cada lugar; que Ele tivesse um lugar.

Um Lugar para o Senhor

Caros amigos, este é o porquê de vocês estarem aqui. Vocês podem pensar que estão aqui para pregar o Evangelho, e, naturalmente, isso é verdade. Vocês podem achar que estão aqui para trazer outras pessoas à salvação. Vocês podem pensar que estão aqui para aprender a respeito do Senhor. Todas essas coisas são verdade, porém, há algo que vai para além disso, em relação a vocês estarem aqui neste lugar. O real propósito por vocês estarem aqui é providenciar um lugar para o Senhor; que o Senhor possa ter um lugar aqui.

Jesus disse “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei”. Ele os enviou de dois em dois, e, esses dois, estando eles em qualquer lugar, servia para fornecer um lugar para o Senhor. Qual é o real significado de vocês estarem aqui? É para que outras pessoas, que sabem que vocês estão aqui, saibam que Jesus está aqui. Se as pessoas quiserem conhecer o Senhor, eles sabem que poderão encontrá-lo onde vocês estiverem. Se as pessoas quiserem saber como é Jesus, elas sabem que poderão saber como Ele é em vocês. Se as pessoas quiserem encontrar o Senhor Jesus, elas sabem que, o lugar onde vocês estiverem, este é o lugar onde poderão encontrá-lo. Vocês sabem, vocês estão aqui simplesmente para providenciar um lugar para o Senhor Jesus. O estar de vocês aqui deve significar que o Senhor Jesus está aqui. Naturalmente, isso coloca uma grande responsabilidade sobre nós, não é mesmo? Isso significa que devemos estar certos de que Jesus pode ser encontrado no meio de nós; que, quando as pessoas vierem para o nosso meio, elas não irão ver a nós; elas não irão embora falando sobre nós, mas, ao olhar para nós, elas poderão realmente encontrar o Senhor, de modo que a nossa reunião em qualquer lugar deve ser uma apresentação da Pessoa do Senhor Jesus, do como Ele é parecido, para que as pessoas sejam capazes de ir embora e dizer “Eu conheci Jesus quando estive lá; a grande realidade a respeito daquelas pessoas é Jesus".

Jesus enviou os seus discípulos a todos os lugares para onde Ele mesmo iria. Bem, esta é a primeira coisa sobre o nosso estar em qualquer lugar; mas havia outra coisa além disso.

De Dois em Dois

O que o Senhor quis significar ao enviar os seus discípulos de dois em dois? Bem, eu não sei o que vocês sabem a respeito dos números bíblicos, e eu não poderei explicar isso para vocês nesses poucos minutos, mas posso lhes dizer o seguinte: que todo número na Bíblia tem um significado. Apenas vou dizer isso a vocês.

Mas, aqui temos o número dois, e, na Bíblia, dois sempre significa testemunho. Vocês sabem, é pela boca de duas testemunhas que toda palavra é estabelecida. Um testemunho jamais será suficiente se for dado por apenas uma pessoa. Um testemunho será completo se for dado por duas pessoas. Jesus enviou aqueles homens a diferentes lugares, e, fazendo isso, o que Ele estava dizendo era o seguinte, que em todo lugar deveria haver um testemunho. Mas o que é o testemunho? O testemunho é que este lugar pertence ao Senhor. Este mundo pertence ao Senhor Jesus. Satanás roubou-o do Senhor Jesus. Nós estamos aqui para dizer que este lugar pertence a Jesus. Ele é o legítimo Senhor deste mundo, e nós estamos aqui para declarar que Jesus é o verdadeiro Senhor deste mundo. Um usurpador tomou o mundo que pertence ao Senhor Jesus, mas nós estamos aqui para declarar que o mundo pertence a Jesus.

Agora, vocês sabem o que aconteceu: sempre que alguém assume esta posição em qualquer lugar nesta terra e declara que Jesus é o Senhor, começam os problemas, e o Maligno diz: “Eu não vou aceitar isso! Vou destruir essas pessoas; vou cocolá-las para correr; vou tornar impossível para elas permanecer aqui. De alguma maneira irei arruinar esse testemunho". Satanás sabe que existe um testemunho de que ele não é o senhor, mas sim Jesus. Agora vocês sabem porque estão aqui neste lugar; é realmente para ser um testemunho da verdade de que Jesus é o Senhor; é para colocar os pés neste lugar e dizer “Isto aqui pertence a Jesus”.

Mantendo o Testemunho

Somente uma terceira coisa, e já iremos terminar. Quando o Senhor Jesus voltar, Ele irá vir para o lugar onde está o seu testemunho, e irá tomar de volta aquilo que lhe pertence. No Velho Testamento há uma ilustração disso. É na vida de Davi; talvez vocês se lembrem da história de Absalão, o filho de Davi. Bem, Absalão decidiu que ele deveria ser o rei, e, assim, tratou de expulsar Davi de seu reino. Ele encontrou muitas pessoas que concondavam com ele, e, então, expulsou o seu pai de Jerusalém. Porém, enquanto Davi se retirava, ele se voltou para o sumo sacerdote e disse “Não venha comigo. Volte para a cidade e leve a arca contigo, porque eu irei voltar, e preciso ter algo para o qual eu possa voltar, algo que pertença a mim”. Assim, o sumo sacerdote levou a arca do testemunho de volta para a cidade, e lá eles esperaram pelo retorno de Davi. E, quando Davi voltou, foi para aquele testemunho que ele voltou. Esta é uma ilustração do que estamos falando.

Jesus está de volta. Ele foi levado para fora deste mundo. Este mundo diz “Nós não queremos que este Homem reine sobre nós!” Eles o crucificaram; eles o expulsaram, porém, Ele está voltando, e diz: “Vão vocês e assumam aquele lugar que me pertence. Preciso ter um lugar que me pertença; preciso voltar para aquilo que é meu”. Assim, aqui estão vocês, assumindo a posição para o Senhor até que Ele venha.

Vocês sabem as três grandes lições: vocês estão neste lugar para providenciar um lugar para o Senhor Jesus; vocês estão aqui para servirem de testemunhas da verdade de que Jesus é o Senhor; e vocês estão aqui para servirem de motivo pelo qual o Senhor possa voltar.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.